Criação do Parque Municipal do Rio Bixiga tem apoio parlamentar

Vereadora Fabi Virgílio (PT) defende valorização de área onde está localizado o Teatro Oficina

A vereadora Fabi Virgílio (PT) apresentou na Sessão Ordinária da terça-feira (11) Moção de Apoio à criação do Parque Municipal do Rio Bixiga, em São Paulo. O Requerimento nº 523, que foi votado e aprovado pelos parlamentares de Araraquara, apoia o Projeto de Lei nº 425/2021, de autoria do então vereador Eduardo Suplicy (PT), hoje deputado estadual. Ele versa sobre a criação do Parque, localizado no entorno do Teatro Oficina “Uzyna Uzona”.

O PL tramita na Câmara Municipal de São Paulo desde 16 de agosto de 2021, dia em que a sede do Teatro Oficina completou 60 anos na Rua Jaceguay, nº 520, no Bixiga.

O local onde será construído o Parque do Bixiga é de uso do Teatro Oficina por contrato de comodato desde 2010 e foi alvo de especulação imobiliária e de disputa entre o diretor Zé Celso Martinez Corrêa e o Grupo Silvio Santos, por mais de 40 anos.

A intenção do empresário era construir três prédios de até 100 metros de altura na região, no Centro de São Paulo, prejudicando o teatro, que é tombado desde 2010 pelo patrimônio histórico nas esferas federal, estadual e municipal.

“A proposta do PL do Suplicy vem ao encontro de tudo aquilo que o Zé sempre defendeu: oferecer um espaço de convivência e de vivências múltiplas no coração de São Paulo. Um reduto da cultura, da agroecologia, do lazer, da educação ambiental. O Parque Municipal do Rio Bixiga é ocupação de espaço público, é acolhimento, gentileza, respeito. Uma forma democrática de mostrar que todas as pessoas têm direitos e incentivar a cultura, principalmente”, explica Fabi.

Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)

Publicado em: 17/07/2023 12:07:52