Plataformas sugeridas incentivam atuação de mulheres negras

Iniciativas foram apontadas pelo vereador João Clemente (PSDB)

Buscando incentivar o potencial das mulheres negras, o vereador João Clemente (PSDB) sugeriu duas plataformas municipais à Prefeitura.

A primeira, chamada de “Tempo de Mover – A Potência da Mulher Negra”, propõe pensar políticas públicas no sentido de proporcionar oportunidades efetivas para a (re)inserção da mulher negra no mercado de trabalho, rendendo homenagens e reconhecimento ao potencial cognitivo, ético e político da mulher negra.

Já a segunda, com o nome “BlackChampion” – apoiando, incentivando, motivando, acreditando no grande potencial de Mulheres Negras se tornarem

Investidoras-Anjo”, objetiva conectar essas mulheres a ecossistemas de inovação empreendedores-tecnológicos e levantar oportunidades de negócios e investimentos liderados por pessoas negras.

O parlamentar destaca dados do Censo 2023, mostrando que 56% da população brasileira se autodeclarou como negra, sendo que é crível de veracidade dizer que as mulheres negras representam mais da metade deste percentual. “Se somos, aproximadamente, 203 milhões de brasileiras e brasileiros, então, há mais de 60 milhões de mulheres negras no Brasil. Onde mora a maior parte dessas mulheres? Onde trabalha a maior parte delas? Qual estudo formal o Estado lhes garante? Elas, mulheres negras, percebem o mesmo salário (médio) dos homens brancos? Como o Brasil cuida do futuro e das oportunidades de estudo e trabalho das mulheres negras? Muito se fala em inteligência artificial, empreendedorismo, startups, inovação e tecnologia, mas, as oportunidades de fazer parte do sucesso que se espera dessa ‘era tecnológica’ são ou estão equânimes para mulheres negras e homens brancos? Precisamos mudar o quê nas políticas públicas para plantarmos hoje as sementes de um mundo mais justo, equânime, igualitário, reto?”, pontua.

Em sua argumentação, Clemente destaca Angela Davis. “Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não posso aceitar. Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.”

O vereador enfatiza ainda fala de Martin Luther King Jr., em seu discurso de 28 de agosto de 1863: “De certo modo, viemos à capital do nosso país para descontar um cheque. Quando os arquitetos da nossa república escreveram as magníficas palavras da Constituição e a Declaração da Independência, eles estavam a assinar uma nota promissória da qual todo americano seria herdeiro. Essa nota foi uma promessa de que todos os homens teriam garantia aos direitos inalienáveis de ‘vida, liberdade e à procura de felicidade’. Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje.”

Publicado em: 19/07/2023 17:13:45

Publicado por: Freepik