Dados sobre gravidez precoce em Araraquara são questionados em documento

Vereadora Fabi Virgílio (PT) requisitou ao Executivo quantidade de adolescentes gestantes

A vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou na, terça-feira (18), o Requerimento nº 549/2023, questionando a Prefeitura sobre gestações de adolescentes em Araraquara.

“O Brasil ocupa o 2º lugar entre países da América e Caribe em gravidez de adolescentes, registrando pelo Ministério da Saúde, por ano, mais de 19 mil nascidos vivos de mães com idade entre 10 a 14 anos, em 2021. A gravidez precoce pode elevar o risco de morte da mãe e do bebê, acarretando ainda riscos de prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outras complicações, eu solicito informações a respeito do número de gestações na adolescência em Araraquara e territorialidade, nos últimos dois anos”, apontou Fabi.

A vereadora pede também à Prefeitura informações sobre o número de grávidas, na faixa etária de 10 a 14 anos e de 15 a 19, acompanhadas pela rede de saúde do município e SUS, além da localização das unidades de saúde onde as meninas foram atendidas, listando o número de grávidas.

No documento, a parlamentar cita dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que consideram a adolescência o período que vai de 10 a 19 anos, sendo as consequências emocionais mais intensas quando a gravidez ocorre até os 14 anos.

Publicado em: 27/07/2023 11:18:48

Publicado por: Foto: Freepik