Ônibus que atende ao Bela Vista transporta 31 passageiros em dias úteis

Vereadora Luna Meyer (PDT) requisitou ao Executivo informações sobre o transporte público do município
Visualize fotos

Em maio deste ano, a vereadora Luna Meyer (PDT) protocolou o Requerimento nº 403/2023, solicitando à Prefeitura informações sobre o transporte público no Assentamento Bela Vista.

No documento, a parlamentar questionou o Executivo sobre o valor investido na manutenção dos ônibus no ano de 2022 e quais foram as revisões realizadas, conforme já havia requisitado no Requerimento nº 275/2023, de abril deste ano.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana informou o valor de R$ 133.601,08 que a empresa Viação Paraty Ltda, operadora da linha Assentamento Bela Vista, havia investido na manutenção do ônibus que opera a referida linha, no período de 2022 e até o momento.

Quanto às principais medidas realizadas pelo Centro de Controle Operacional (CCO), o órgão citou manutenções preventivas nos veículos, disponibilização regular de ônibus reservas, controle de velocidade por meio de tacógrafos e monitoramento das linhas por GPS.

Sobre as medidas adotadas para garantir a qualidade, eficiência e segurança dos veículos utilizados no transporte público no Assentamento Bela Vista, o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, afirmou que “a empresa aplica testes aleatórios de bafômetro em todos os seus motoristas e faz exames periódicos de saúde e toxicológico nos motoristas admitidos. Realiza, ainda, treinamentos e acompanhamentos operacionais, tais como: programa Acidente Zero, escola de motoristas, treinamentos de condutor coletivo de passageiros, treinamento de direção defensiva, entre outros”.

A respeito das reclamações da população sobre o cronograma de viagens, o gestor informou que o ônibus que atende ao Assentamento Bela Vista foi trocado, no dia 15 de junho deste ano, e que a linha mencionada transporta em média 31 passageiros em dias úteis. “Aos sábados, o número de passageiros cai para menos da metade e, aos domingos e feriados, esse número deve ser ainda menor, o que torna inviável a operação do transporte coletivo”, justificou.

Em relação à implantação de validadores de bilhetagem eletrônica na referida linha, ele informou que não há previsão para a linha Assentamento Bela Vista devido à fragilidade do equipamento. “O uso do validador é recomendado para uso urbano, não suportando as condições severas de operação no assentamento, tais como, poeira e trepidação existentes em estradas de terra como a existente no local porque acarreta mau funcionamento do validador e problemas com os demais componentes eletrônicos do ônibus, podendo ocasionar atrasos nos horários de atendimento e até mesmo a interrupção no funcionamento da linha”, pontuou.

Sobre os planos e estudos em andamento para a ampliação do serviço de transporte público, o secretário assegurou que a ampliação do serviço será realizada de acordo com o crescimento da cidade, observando sempre o equilíbrio econômico financeiro do contrato mantido com as empresas, para que o sistema de transporte não seja prejudicado.




Publicado em: 28/07/2023 09:15:43