Advogada Maria José Sanches Lisboa Rodrigues recebe Título de Cidadã Araraquarense

Baiana de nascimento, Mazé mora em Araraquara desde 1999 e contribuiu com a Santa Casa por 17 anos; homenagem é de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT)

A advogada Maria José Sanches Lisboa Rodrigues, conhecida como Mazé, recebeu o Título de Cidadã Araraquarense em Sessão Solene da Câmara Municipal na última sexta-feira (28). A homenagem é de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT).

Nascida na cidade baiana de Itanhém, Mazé mora em Araraquara desde 1999 e constituiu família na Morada do Sol com o esposo, Gesiel, que também é advogado. Ela prestou serviços à Santa Casa de Araraquara durante 17 anos.

Filha do advogado Ary Moreira e da pedagoga Maria José, a homenageada seguiu os passos do pai e formou-se em Direito pela Universidade Católica de Salvador. Foi assessora da Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia, fez pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e também em Direito Previdenciário.

Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 5ª Subseção Araraquara, Mazé é integrante da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão dos Direitos Humanos. A advogada também foi uma das fundadoras do grupo Juristas de Araraquara pela Democracia (Jade), coletivo que se uniu para defender a democracia e a coletividade.

“Mazé é dessas mulheres inquebráveis, incansáveis. Mulher que leva o Sol estampado no rosto. Uma retidão com o Direito que enche de orgulho o peito. Desejo que o mesmo fogo potente que é o seu ser, minha baiana predileta, faça ferver seu coração na nossa Morada do Sol. Seja bem-vinda, nova filha de Araraquara. Cidade que te acolheu, protegeu e enalteceu”, declarou Fabi.

Representando o Executivo, o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas), parabenizou a homenageada. “Trabalhar pela justiça e pela proteção dos direitos humanos gera impacto positivo na vida de muitas pessoas. E por isso, hoje, aplaudimos a sua carreira nesta homenagem”, afirmou.

A vice-presidente da OAB – 5ª Subseção Araraquara, Clara Alvarenga, disse que Maria José é um exemplo de advogada. “É um espelho. Eu vejo a sua ajuda quando a gente precisa. Eu vejo a sua luta pela advocacia. E isso nos honra muito. Quero te parabenizar por essa honraria. A 5º Subseção de Araraquara tem muito orgulho de ter você como filha”, declarou.

Mazé relatou estar honrada e emocionada por receber a honraria. “Considero este momento um dos mais importantes, marcantes e inesquecíveis de minha trajetória”, disse. “A Rua 5, a Igreja da Matriz, a Estação Ferroviária, o time da Ferroviária, o cheiro de laranja: tudo isso, agora, também é meu. Muito obrigado, Araraquara”, complementou.

A homenageada ainda destacou a luta por uma sociedade mais fraterna e humana. “Não há como abrir mão do nosso papel de agentes transformadores, especialmente quando há consciência e sensibilidade acerca das diferenças, das desigualdades, das injustiças e da violência contra os mais vulneráveis. Meu compromisso em favor de Araraquara é reforçar essa luta e me colocar à disposição para a construção de uma sociedade ainda mais valorosa e fraterna, onde o Sol possa brilhar, de fato, para todos”, concluiu Mazé.

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e ainda pode ser assistida pelo Facebook e pelo YouTube.

Publicado em: 31/07/2023 18:33:42