O serviço de análises clínicas via Sistema Único de Saúde (SUS) é oferecido no município em apenas dois locais: no laboratório da Universidade Estadual Paulista (Unesp), por meio de contrato com o Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS III), e no laboratório Doutor Arnaldo Buainain, credenciado após a realização do Chamamento Público 048/2022. A fim de entender por que o procedimento resultou em apenas uma empresa habilitada, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) enviou o Requerimento nº 509/2023 à Prefeitura, solicitando esclarecimento.
O parlamentar questionou quantas empresas enviaram documentos interessadas em prestar o serviço para a Prefeitura no chamamento público mencionado e, caso tenha havido outro laboratório interessado, porque ele não foi cadastrado; além disso, há quanto tempo existe apenas um credenciado por meio de chamamento público e qual o motivo para essa situação persistir.
“Araraquara possui 34 unidades de saúde e atendimentos ambulatoriais no NGA-3, com diversas especialidades. Assim, apenas dois laboratórios resultam em longas filas, principalmente em frente ao Buainain”, frisou Angeli.
Publicado em: 03/08/2023 10:23:31