Na tarde da segunda-feira (7), os vereadores foram recebidos na Santa Casa pelo provedor Jéferson Yashuda e pelo médico preceptor de Catarata, Transplante de Córnea e Cirurgia Refrativa, do Hospital Oftalmológico do Interior Paulista, Fernando Paganelli.
Os parlamentares ouviram esclarecimentos sobre a situação do atendimento oftalmológico no município, que recentemente foi centralizado na Santa Casa.
Os responsáveis informaram que o hospital conta com a retaguarda de um centro cirúrgico e, questionados sobre como está sendo o protocolo para atendimento, explicaram que os pacientes procuram a unidade de saúde mais próxima para serem encaminhados à Santa Casa.
Atualmente, são 800 novos pacientes por mês, durante manhã e tarde, e o total de pessoas atendidas mensalmente é de 3 mil, para 12 a 14 mil procedimentos e exames. Os atendimentos são realizados por 27 oftalmologistas, com plantão de 24 horas.
Os vereadores foram informados de que as cirurgias de catarata têm tido espera de até 3 meses e a fila de espera geral na região para atendimento tem 11 mil pessoas, mas a previsão é que isso seja resolvido entre 3 e 4 meses.
Após a reunião, os parlamentares puderam conhecer as instalações do Hospital Oftalmológico, além das alas que estão sendo construídas e ampliadas.
Estiveram presentes a vereadora Fabi Virgílio (PT) e os vereadores Paulo Landim (PT – presidente), Aluisio Boi (MDB – vice-presidente), Hugo Adorno (Republicanos – 1º secretário), Emanoel Sponton (Progressistas – 2º secretário), Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriota), Gerson da Farmácia (MDB), João Clemente (PSDB), Lineu Carlos de Assis (Podemos), Lucas Grecco (União Brasil) e Rafael de Angeli (PSDB).
Publicado em: 09/08/2023 11:53:55