‘Turismo Pedagógico’ é sugerido para rede pública de ensino

Vereadora Filipa Brunelli (PT) entende que projeto enriqueceria processo educativo

Visando enriquecer o processo educativo por meio da integração entre a sala de aula e ambientes externos, proporcionando experiência práticas e vivenciais que complementam o currículo escolar, a vereadora Filipa Brunelli (PT) propôs à Prefeitura o projeto de Turismo Pedagógico na rede pública municipal e estadual de ensino.

“Ao explorar locais de proteção cultural, histórica, científica e ambiental, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos do mundo real, fomentando o aprendizado significativo e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais”, avalia a parlamentar.

Segundo ela, o pedido de implementação do projeto se justifica por diversos fatores, como o aprendizado ampliado. “Quando os alunos são expostos a situações concretas, podem ligar a prática e a teoria de forma tangível, fazendo com que compreendam conceitos de maneira mais profunda e vívida. O estímulo à curiosidade também é um fator inerente ao projeto, pois com visitas a locais fora da sala de aula, acaba-se despertando a curiosidade dos alunos e incentivando-os a fazer perguntas, investigar e explorar diferentes áreas do conhecimento.”

Ainda de acordo com Filipa, outro fator interessante é a valorização do patrimônio cultural e natural, pois, com visitas a locais ricos nesses aspectos, os alunos se tornam mais conscientes da importância de preservar esses recursos para futuras gerações. “O desenvolvimento socioemocional é outro aspecto que pode ser trabalhado com o contato com novos ambientes e pessoas, pois pode promover habilidades sociais, como comunicação, cooperação e respeito, além de fortalecer a autoconfiança dos alunos.”

“Além de todos esses fatores, o Turismo Pedagógico estimula a inclusão e equidade, proporcionando a todos os alunos, independentemente de sua origem socioeconômica, uma oportunidade de acesso a vivências enriquecedoras que muitas vezes não seriam possíveis de outra forma. A implementação do projeto na rede pública municipal e estadual de ensino promove uma abordagem inovadora e eficaz para a educação, enriquecendo o aprendizado dos alunos e preparando-os para se tornarem cidadãos críticos, informados e comprometidos com o patrimônio cultural e natural de sua região. Por meio dessa iniciativa, a educação se torna mais significativa, envolvente e inclusiva, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo de maneira mais ampla e integrada”, finaliza a vereadora.

Publicado em: 15/08/2023 11:30:36