Museu de Reminiscências Esportivas fica fechado até fim de obras em complexo aquático

Em resposta ao vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos), Secretaria de Esportes e Lazer explicou que espaço será reaberto após obras no complexo aquático da Fonte Luminosa, onde o museu está localizado

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer informou ao vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos), em resposta a requerimento, que o Museu de Reminiscências Esportivas “Paschoal Gonçalves da Rocha” será reaberto após a conclusão de obras de infraestrutura no Complexo Esportivo e Aquático “Governador Lucas Nogueira Garcez”, na Fonte Luminosa.

O museu fica localizado dentro do complexo, ao lado das piscinas. “Visando preservar o acervo histórico presente, entendemos que o local deve permanecer fechado até a conclusão da obra”, explicou a secretária municipal de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli, em ofício ao parlamentar.

No requerimento, Lineu afirmou que o museu está fechado desde abril, segundo informações recebidas por seu gabinete. O vereador pediu, então, esclarecimentos sobre as razões do fechamento e a data prevista para reabertura.

O parlamentar ainda questionou se existe a intenção de transferir a administração do museu da Secretaria de Esportes e Lazer para a Secretaria de Cultura, o que foi negado pela Prefeitura.

O Museu de Reminiscências Esportivas foi inaugurado em agosto de 2015 e contém o acervo de Paschoal Gonçalves da Rocha, historiador e torcedor símbolo da Ferroviária que morreu em 2014, aos 72 anos. São milhares de fotos e outros itens contando a história do time da Ferroviária, do esporte amador, de clubes amadores de Araraquara e da Seleção Brasileira de Futebol, juntados ao longo de 43 anos por Rocha.

Para o vereador há um conteúdo rico dos Filhos do Pascoal, grupo de cuidado do legado. “É preciso preservar a história do futebol amador e outros esportes da nossa cidade através das imagens de foto e vídeo, principalmente daqueles que defenderam as equipes do passado, para que as nossas crianças saibam sobre a história dos seus antepassados. E o mais importante é manter ele aberto, tendo um bom orientador para contar aos visitantes os fatos que marcaram uma época de ouro do nosso esporte”, afirma Lineu.

Publicado em: 17/08/2023 11:47:01