Audiência Pública apresenta pesquisa ‘Perfil da Mulher Araraquarense’ à cidade

Iniciativa foi coordenada pela vereadora Fabi Virgílio (PT), presidenta da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres

A Câmara Municipal de Araraquara realizou Audiência Pública na noite da quarta-feira (16), para apresentação do resultado da pesquisa “Perfil da Mulher Araraquarense”, elaborada pela Paulista Júnior Projetos & Consultoria, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em evento organizado pela vereadora Fabi Virgílio (PT), presidenta da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.

A parlamentar ressaltou a importância de atualização das informações obtidas na pesquisa realizada em 2012, quando o último perfil da população feminina de Araraquara foi revelado e agora precisa ser modernizado. De acordo com Fabi, esses novos dados serão fundamentais para direcionar as ações futuras do Legislativo e do Executivo, garantindo, assim, a igualdade de gênero e orientando na elaboração de políticas públicas.

Os estudantes universitários Giselle Siewert, Yasmin Zanin, Astolfo Rezende, Maísa Mantovani e Lucas Basso foram os responsáveis pela apresentação dos resultados da pesquisa, realizada no período de março a julho deste ano e baseada em quatro eixos (socioeconômico, violência, autocuidado e sexualidade, direito à cidade: cultura, lazer e religião). Foram aplicados 400 questionários, compostos por 77 perguntas e que tiveram as informações cruzadas, segundo os temas abordados.

Como encaminhamentos, foram sugeridos ajustes nas metodologias utilizadas e totalização dos dados, que após a finalização, devem gerar discussões relevantes para a sociedade. Entre as informações que mais chamaram a atenção da vereadora Fabi Virgílio, foram destacados os percentuais de mulheres que se declararam em situação de insegurança alimentar, o levantamento de assuntos relacionados à saúde feminina e o questionamento da proteção do Estado a esse público.

“Quando a gente olha para esses dados, que doem e nos provocam como parlamentares, perguntamos como a gente pode, junto ao Executivo, traçar um novo rumo, para que as políticas públicas da cidade aconteçam na sua eficácia”, afirmou.

O evento contou ainda com a presença da vereadora Filipa Brunelli (PT), da promotora de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAV), Dra. Patrícia Sguerra Vita e Castro, da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Município, Grasiela Lima, e de representantes de instituições e da sociedade civil de Araraquara.

Os detalhes da apresentação desse trabalho, que teve transmissão ao vivo pela TV Câmara, estão disponíveis para visualização Facebook e no YouTube.

Publicado em: 17/08/2023 19:00:09