Episódio de especial do aniversário de Araraquara aborda crescimento de veículos

Segundo último Censo do IBGE, entre 2010 e 2022, cidade ganhou 69 mil veículos

Agosto é mês de celebrações em Araraquara. No dia 22, a cidade completa 206 anos e, no dia 24, a Câmara Municipal faz 190. Por isso, a TV Câmara preparou o especial “Faz Parte da Nossa História”, com quatro episódios, para mostrar um pouco mais do que compõe a cidade e passa pela Casa de Leis.

O terceiro vídeo da série estreia na terça-feira (22), destacando o crescimento da frota de veículos duas vezes maior que o aumento populacional nos últimos anos. De acordo com o último Censo do IBGE, entre 2010 e 2022, a cidade ganhou 69 mil veículos e 33 mil moradores.

Registros do historiador Rodolpho Telarolli apontam que os primeiros automóveis surgiram em Araraquara a partir de 1910. Eram carros disponíveis para aluguel nos pontos da Estação Ferroviária e do Largo da Igreja Matriz.

O tempo passou e, em 1940, circulavam pelas ruas da cidade cerca de 600 veículos. Um cenário nada parecido com o que se vê nas últimas décadas.

No dia a dia da Câmara Municipal, diversas propostas são feitas pelos vereadores para melhorar a sinalização e aumentar a segurança no trânsito em toda a cidade. Um exemplo disso é o incentivo ao uso da bicicleta.

Agora, lei recente aprovada obriga novos loteamentos da cidade a terem ciclofaixas e ciclovias previstas desde o projeto inicial. Atualmente, a cidade tem 14 km de ciclofaixas e ciclovias. A ideia é que Araraquara passe a ter 143 km em 2032, de acordo com o Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

O terceiro episódio poderá ser conferido no Youtube e no Facebook, além da TV Câmara, no canal 17 da NET/Claro.

Próximo episódio

No dia 24 de agosto, o meio ambiente ganha espaço. Você sabia que, segundo um levantamento da USP, existem 170 mil árvores só nas calçadas araraquarenses, uma média de uma árvore a cada 24 metros?

Todas essas histórias poderão ser conhecidas neste especial, com exibição na TV Câmara (canal 17 da NET/Claro), Facebook e YouTube. Acompanhe!

Publicado em: 21/08/2023 06:00:00