Diversas ações são indicadas à Prefeitura para incentivar doação de sangue

Vereador João Clemente (PSDB) é autor das proposituras

Incentivo à doação de sangue em Araraquara. Esse é o objetivo das Indicações nº 3860, 3980, 3981, 3982 e 3983 de 2023, de autoria do vereador João Clemente (PSDB). As proposituras foram encaminhadas para estudos e análises da Prefeitura, com propostas de ações para manter em alta o estoque do banco de sangue do município.

Entre as medidas, o parlamentar sugere aumentar de um para dois dias de ausência justificada, em cada 12 meses de trabalho, para doação de sangue devidamente comprovada em dois dias diversos, respeitando o intervalo mínimo entre as doações, previsto na literatura médica. “A iniciativa é voltada para os servidores públicos municipais, constituindo o ‘Programa Servidor Sangue Bom’. O foco é auxiliar na maximização e regularização do estoque do Hemonúcleo de Araraquara”, frisa Clemente.

Além disso, o vereador indica a criação da “Carteira de Identificação do Doador de Sangue”. “A doação de sangue é um ato de solidariedade e generosidade que salva vidas. É fundamental para garantir o abastecimento dos bancos de sangue e atender às demandas dos pacientes em situações de emergência ou em tratamento médico. A carteirinha funcionaria como um comprovante de que o portador é um doador regular, facilitando o processo de identificação e o reconhecimento daqueles que contribuem para a saúde e bem-estar da comunidade.”

Nesse sentido, Clemente também sugere a criação de uma premiação para os doadores de sangue. “A iniciativa seria uma forma de estimular ainda mais a doação. Assim, o prêmio seria concedido às pessoas que se destacassem pela regularidade e quantidade de doações realizadas. A premiação pode ser realizada periodicamente, como mensal ou anualmente, e poderia ser realizada em parceria com instituições de saúde, hemocentros, ou mesmo com o apoio de empresas e organizações da comunidade”, justifica o vereador.

Para auxiliar o cidadão a ter acesso aos lugares de doação, o parlamentar ainda indica a criação de estacionamento exclusivo em pontos de coleta para os doadores de sangue e medula óssea e transporte coletivo gratuito para quem for realizar a doação. “Um dos principais desafios enfrentados pelos doadores é encontrar estacionamento próximo aos locais de coleta, o que muitas vezes pode desencorajá-los de realizar a doação. Já a gratuidade ou o desconto pode ajudar as pessoas a enfrentarem dificuldades financeiras ou logísticas para se deslocarem até os pontos de doação”, conclui Clemente.

Publicado em: 29/08/2023 09:51:17

Publicado por: Foto: Luís Fernando da Silva - Prefeitura de Urupês