Manutenção em bueiros é reforçada a partir outubro para ampliar drenagem

Vereador João Clemente (PSDB) questiona o Executivo sobre limpeza periódica desses equipamentos

Em julho deste ano, o vereador João Clemente (PSDB) perguntou à Prefeitura, por meio de um requerimento, sobre a manutenção de bueiros e bocas de lobo de Araraquara.

No documento, o parlamentar também questionou o Executivo sobre a existência de um cronograma para desobstruir os equipamentos supracitados e a respeito de programa de monitoramento para se evitar possíveis problemas estruturais, como rachaduras, afundamentos ou danos causados por veículos.

“Conhecer o planejamento para a manutenção e limpeza periódica das valetas e canaletas é de fundamental importância para garantir o adequado escoamento das águas pluviais e prevenir acúmulos de resíduos e obstruções que possam prejudicar o funcionamento dessas estruturas”, considera Clemente.

Em resposta, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelícolla informa que o município conta com equipe própria para a manutenção dos bueiros e bocas de lobo, no entanto, a administração firmou parceria com o sistema penitenciário (reclusos e reeducandos) para a ampliação dessas equipes.

“A manutenção é efetuada durante todo o ano, intensificada a partir do mês de outubro visando à retirada de folhas e materiais que possam reduzir a capacidade de drenagem do sistema durante o período de chuvas, que ocorre de dezembro a março”, pontua Pelícolla.

Segundo ele, o sistema de drenagens compreende mais do que as bocas de lobo, por isso os serviços de manutenção compreendem limpeza e desobstrução da rede de galerias, troca e reposição de tampas de caixas de drenagem, reposição de grades dos bueiros, remodelação das sarjetas, implantação, remodelação e desobstrução de sarjetões.

Quanto aos serviços, eles são realizados por intermédio do monitoramento dos bueiros e bocas de lobo, sendo que a manutenção é preventiva e feita de acordo com o comportamento do sistema e ocorrências averiguadas.

“Por se tratar de atividade dinâmica, com diversas ocorrências de furtos recorrentes das grades e depredação das tampas, as demandas são analisadas diariamente e atendidas conforme a gravidade e o risco à população”, acrescenta o secretário.

Ainda segundo o gestor da pasta, Araraquara possui o programa Drenagem Urbana, o qual tem o objetivo de fazer manutenção e ampliação da drenagem, com previsão orçamentária atual de R$ 4.305.560,14. “Além disso, são realizadas campanhas pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e pela Secretaria de Meio Ambiente, como o programa ‘O Rio Começa Aqui’”.

Publicado em: 29/08/2023 10:12:08