Em julho, o vereador João Clemente (PSDB) enviou o Requerimento nº 562/2023 à Prefeitura, solicitando informações sobre os atendimentos e retornos no Núcleo de Gestão Ambulatorial (NGA-3) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Em resposta, o Executivo explicou que o primeiro agendamento com o especialista do NGA-3 é realizado pela Central de Regulação, que entra em contato com as unidades básicas de saúde para informar sobre as datas e horários das consultas e exames. Já os retornos ficam sob a corresponsabilidade do paciente, para isso, é oferecido como método de agendamento, o atendimento presencial, atendimento telefônico (3322-21-36 ou 3322-4196), por e-mail (agendamentonga@araraquara.sp.gov.br) e WhatsApp ((16) 99742-9963 e 99748-7510).
“O objetivo aqui é evitar formação das filas, o deslocamento dos pacientes ao Centro da cidade e deixar o guichê para autorizar e recolher pedidos de exames, que serão enviados posteriormente ao setor de Regulação para agendamento futuro. No ato do agendamento de retorno, o paciente deve apresentar os comprovantes, seja solicitação médica, seja data da retirada do resultado de exames. Sobre as medicações, ‘in loco’ no NGA-3, são ofertadas para o tratamento de pneumologia, ortopedia e reumatologia, prescritas pelos nossos especialistas, com validade da receita para seis meses quando de uso contínuo”, frisou o coordenador executivo de Assistência Especializada, Misael Henrique Emilio.
O funcionamento das UPAs foi explicado pelo coordenador executivo de Urgência e Emergência, Fábio Henrique Marconato: “As UPAs do município são voltadas ao atendimento de demandas espontâneas de urgência e emergência. Não há agendamento de consultas. Eventuais pedidos de exames de urgência e emergência são realizados durante o próprio atendimento na unidade ou mediante regulação de paciente via Cross quando se tratar de recurso não disponível. Casos que devam seguir esfera ambulatorial são direcionados à rede básica ou de assistência especializada”.
O gestor informou que os pacientes liberados seguem com receita médica para retirada junto à farmácia da sua unidade de saúde de referência, com exceção aos finais de semana, em que a medicação padrão da rede é dispensada na própria UPA. Além disso, não há agendamento de retorno nas UPAs por se tratarem de unidades de pronto atendimento voltados para casos de urgência e emergência, mas há registros de passagens dos pacientes no sistema de atendimento das unidades.
Publicado em: 31/08/2023 11:50:08