Doação de leite materno deve ser incentivada em Araraquara

Vereador João Clemente (PSDB) frisa importância desse alimento para recém-nascidos
Visualize fotos

Recentemente, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 4.230/2023 solicitando a criação da Política Municipal de Campanhas de Incentivo à Doação de Leite Materno - Amor que Muda o Mundo!

Segundo o parlamentar, a doação de leite materno é um ato de empatia e uma atitude de amor ao próximo que deve ser incentivada por meio de políticas municipais.

Clemente menciona o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, que propõe a união entre governos para o desenvolvimento de ações que promovam o aleitamento materno, incentivando a cultura de doação de leite humano.

"O leite materno é o melhor e mais nutritivo alimento para os bebês, mas nem todas as mães podem amamentar. Felizmente, algumas mulheres produzem um volume de leite além do necessário, possibilitando que sejam doadoras de um banco de leite humano", aponta.

O vereador argumenta que o Brasil é referência internacional em rede de bancos de leite humano, sendo 225 bancos de leite presentes em todos os estados brasileiros e 217 postos de coleta, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).

O parlamentar completa afirmando que, apesar de os bancos de leite estarem presentes em todos os estados brasileiros, dados do MS mostram que o volume de doações representa apenas 55% da demanda do país.

"A grande demanda por leite humano é estimulada, principalmente, por nascimentos de bebês prematuros ou de baixo peso. Como nascem prematuramente, não atingem o peso adequado, por isso, ficam mais expostos a doenças e requerem atenção especializada e cuidados para sobreviverem e se desenvolverem com saúde. A doação de leite pode salvar a vida desses bebês", coloca.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Para doação a um banco, o leite deve ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico previamente higienizados com água e sabão e depois fervidos por 15 minutos.

É importante realizar a higienização da mama com água e lavar as mãos com água e sabão, além de utilizar máscara sobre o nariz e a boca, para evitar que gotículas de saliva caiam no leite doado. Para encontrar o banco de leite humano mais próximo, ligue 136.




Publicado em: 31/08/2023 14:16:32

Publicado por: Foto: Sandro Araújo - Agência Saúde - EBC