Câmara participa de cerimônia de aquisição de equipamentos de fisioterapia na Apae

Presidente da Câmara, Paulo Landim (PT), conheceu as novas instalações juntamente com o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Kuwana Ryosuke

No fim da manhã da quinta-feira (31), o presidente da Câmara, Paulo Landim (PT) participou da solenidade de inauguração do projeto de aquisição de equipamentos de fisioterapia e renovação das instalações da Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araraquara. Na ocasião, ele enalteceu a importância da nova aquisição alcançada por meio de parceria da Apae com o Consulado-geral do Japão em São Paulo.

“A Apae é um exemplo de entidade que é respeitada em todo o Brasil, pois tudo que é realizado aqui tem comprometimento e muito amor envolvido. Hoje é um dia muito especial porque esses novos equipamentos de fisioterapia irão contribuir para o desenvolvimento físico e cognitivo dos alunos da instituição. Aproveito essa ocasião para saudar a comunidade japonesa, alunos, pais, funcionários, voluntários e todos os presentes nessa solenidade”, destacou Landim.

A solenidade – que contou com a participação do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Kuwana Ryosuke, do vice-prefeito, Damiano Barbiero (Progressistas), do presidente da Apae, José Branco Peres Neto, da representante da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araraquara, Leiko Wakimoto Hanai, do engenheiro Ronaldo Noguschi, e de representantes da Associação Okinawa – foi marcada pelo descerramento da placa instalada na sala de fisioterapia da Apae.

Pela primeira vez em Araraquara, o cônsul Ryosuke não escondeu a satisfação de conhecer as dependências da Apae e de participar da parceria com a associação, elogiando a atuação dos funcionários da instituição. “Para nós, é um grande prazer poder colaborar com a Apae na promoção da garantia dos direitos humanos. Essa é uma colaboração do Consulado do Japão, que, por intermédio de um programa, contribui para o bem-estar das pessoas com deficiência e reitera os laços entre brasileiros e japoneses. Estou bem surpreso com o tamanho da comunidade nikkei em Araraquara”, contou.

De acordo com Peres, uma verba de R$ 180 mil foi repassada pelo Consulado-Geral do Japão em São Paulo, por meio de um projeto elaborado pela superintendente da Apae, Ligia Maria Costa Celante, para a aquisição dos novos equipamentos, entre eles, barra, esteira, bicicleta escada, tapete multissensorial, bem como a reforma dos banheiros e da área da copa/cozinha.

“O Consulado acatou nosso pedido, fez uma auditoria nas contas da Apae e, a partir daí, houve todo um procedimento burocrático, incluindo prestação de contas, totalizando um ano e seis meses até a reestruturação desses espaços e a vinda do cônsul aqui hoje”, afirmou.

Para a fisioterapeuta Juliane Campanhone,“o trabalho manual que nós desenvolvemos é imprescindível, mas necessita da ajuda de colegas, para, por exemplo, colocar um aluno de pé no chão. Os novos aparelhos são utilizados para estimular o equilíbrio motor dos alunos e também no desenvolvimento físico e psíquico dos alunos”. Para ela, a aquisição dos aparelhos é de suma importância para os cerca de 400 usuários da Apae.

Publicado em: 31/08/2023 19:34:23