Karatê da Fundesport está passando por renovação

Informação foi fornecida em resposta a questionamentos do vereador Edson Hel (Cidadania), que pediu informações sobre desempenho da equipe nos Jogos Regionais
Visualize fotos

O vereador Edson Hel (Cidadania), recebeu em seu gabinete a visita de quatro representantes de agremiações dedicadas à prática do karatê em Araraquara (Instituto Petroni Karatê, Academia Agnaldo dos Santos, Escola Tigre de Karatê e Associação Bushido-Kai de Karatê,) que relataram estar recebendo pouca atenção por parte da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport) em relação aos atletas.

Em atendimento ao manifesto entregue na ocasião, o parlamentar enviou ao Executivo o Requerimento nº 586/2023, pedindo informações sobre a situação dos atletas da cidade que disputaram os jogos regionais neste ano e sobre os incentivos futuros dispensados aos profissionais do esporte.

Entre as justificativas apresentadas, ele lembra que, durante a competição realizada em Barretos (SP), a equipe que representou a cidade em 2023 teve desempenho muito abaixo do esperado, terminando em 5º lugar na modalidade.

Na sequência, são feitas perguntas sobre a seletiva para disputa dos jogos, concessão de bolsas para os atletas adotados, motivos para o desligamento de dois auxiliares técnicos, presença de apenas três competidores de Araraquara no time todo e se haverá algum pagamento de ajuda de custo aos participantes do Campeonato Brasileiro de Karatê, que acontecerá em setembro, além do que está sendo feito para corrigir os possíveis erros que geraram a situação em pauta.

Os questionamentos foram respondidos pela presidente da Fundesport, Roseli do Carmo Gustavo da Silva. Ela inicia sua resposta informando que a equipe de karatê é formada por atletas que passaram por seletiva aberta, realizada em 26 de fevereiro e que foi amplamente divulgada em meios eletrônicos, como redes sociais e site da Prefeitura.

Essa seleção, que aconteceu sob a supervisão da arbitragem da Federação Paulista de Karatê (FPK), contou com 21 participantes de oito municípios diferentes e resultou em uma equipe formada para representar a cidade não somente nos Jogos Regionais, mas em outros torneios que serão disputados.

No documento, ainda foram relacionados os atletas que recebem bolsa-auxílio e seus respectivos valores, assim como as cidades de origem de cada um deles. Sobre a demissão dos auxiliares técnicos, esclarece que Lucélia Cabrera Petroni pediu afastamento não remunerado por quatro anos e que Agnaldo dos Santos não é servidor municipal e nem possui vínculos com a Secretaria de Esportes ou com a Prefeitura e, portanto, não poderia exercer a função ou mesmo ministrar aulas.

Roseli enfatiza que o pedido de afastamento do servidor Edson Petroni, que era o responsável pela equipe, acabou acarretando no adiamento da seletiva e em atrasos na formação da nova comissão técnica. Sendo assim, foram apenas três meses disponíveis para o treinamento e, com a renovação da equipe, os resultados não podem ser considerados negativos, pois eram 55 cidades competindo e foi conquistado o quinto lugar com a equipe masculina e a terceira posição com a feminina. Sobre possíveis falhas no processo de preparação, a presidente finaliza: “Acreditamos que não houve erro, mas, sim, que estamos passando por uma renovação”.




Publicado em: 13/09/2023 13:33:03

Publicado por: Foto: Prefeitura de Santo Antônio de Posse