PL cria Dia Municipal do Cuidado com Práticas Integrativas e Complementares

Projeto é de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT)

O Projeto de Lei nº 303/2023, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), está propondo a criação do Dia Municipal do Cuidado com Práticas Integrativas e Complementares (PICs), a ser celebrado anualmente em 19 de agosto. O PL também inclui o evento no Calendário Oficial de Eventos do Município.

Em sua apresentação do projeto, a parlamentar explica que as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde integral do paciente.

Dentre elas estão técnicas como Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Meditação, Musicoterapia, Quiropraxia, Reiki, Aromaterapia, Cromoterapia, Ozonioterapia e Terapia de Florais, todas institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS).

“As PICs trazem uma nova cultura do cuidado e têm grande potencial desmedicalizador. Em Araraquara, já temos um grupo de terapeutas formado por servidores e voluntários atendendo cerca de 200 pessoas no Centro Especializado de Reabilitação e ainda as mães de pessoas com transtorno de espectro autista no Centro Municipal do Autismo”, explica Fabi.

A vereadora lembra que, em 19 de agosto de 2023, foi realizado o primeiro Dia do Cuidado de Araraquara, na Praça da Santa Cruz, com grande sucesso de participação tanto dos terapeutas quanto do público. “Isso nos aponta a necessidade de tornar a data um evento fixo no calendário oficial do município, tanto para difundir as práticas integrativas quanto para oferecer esse cuidado à população”, finaliza.

Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)

Publicado em: 15/09/2023 12:13:24