A criação de uma plataforma municipal intitulada “Ouve, Valoriza e Emprega Jovem” foi solicitada em indicação de autoria do vereador João Clemente (PSDB). No documento, encaminhado à Prefeitura, o parlamentar justifica a proposição, sugerindo que a iniciativa possa ser realizada por meio de parceiras e convênios entre o Executivo e entidades.
Ele exemplifica acordos com o sistema “S”, como Senar, Senac, Sesc, Sescoop, Senai, Sesi, Sest, Senat, Sebrae e Ciesp, bem como junto a unidades de ensino, como Uniara, Logatti, Unesp, Unip, Ifsp, Fatec, Sincomércio e Ciee, além de incubadoras de startups, empresas de tecnologia, plataformas de recrutamento e emprego.
Clemente reproduz o discurso do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, proferido no Dia Mundial das Competências da Juventude, em 15 de julho deste na: “É necessário aumentar drasticamente o investimento em sistemas e tecnologias de educação e treinamento em todo o mundo, para que os professores possam oferecer aprendizado inclusivo e flexível para os jovens”.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a população jovem crescerá mais de 78 milhões entre 2021 e 2030, e os países de baixa renda serão responsáveis por quase metade desse aumento. A ONU alerta que os sistemas de educação e formação devem responder a esse desafio.
Publicado em: 26/09/2023 10:05:23
Publicado por: Foto: Rádio MEC - Governo Federal