Reunião reitera compromisso de preservar patrimônio histórico da antiga usina Tamoio

Vereador Alcindo Sabino (PT) pede à prefeitura o cumprimento de termo de compromisso tornando o local ponto turístico

Uma indicação solicitando a necessidade de fiscalizar a execução de um termo de compromisso firmado entre o Executivo e a empresa Raízen Energia S/A, referente à conservação do Patrimônio Histórico da antiga usina Tamoio, foi protocolada pelo vereador Alcindo Sabino (PT).

A proposta foi encaminhada à Prefeitura logo após um encontro ocorrido, na quarta-feira (27), no Plenário da Câmara, entre o parlamentar e representantes da Raízen. Também estiveram presentes na reunião a coordenadora de Patrimônio Histórico, Adriana Medina, a secretária do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara (Compphara), Alessandra de Lima, o procurador municipal Roberto Kassuf e o gerente de museus, Gustavo Luiz.

“Em 2018, foi assinado um importante termo de compromisso para preservar nossa história, incluindo o obelisco, a Igreja de São Pedro, as casas históricas e o campo de futebol. O foco da reunião foi avaliar o cumprimento desse termo e garantir que esse patrimônio seja aberto à visitação, tornando-se um ponto turístico de destaque em nossa região”, destaca Sabino.

Entre as resoluções adotadas durante o encontro, o vereador afirmou que será agendada uma visita in loco para verificar a situação atual na antiga usina. “Vamos continuar acompanhando de perto os desdobramentos do compromisso entre a Raízen e o Executivo. Estamos comprometidos a proteger nossa história e a promover o desenvolvimento sustentável e cultural patrimonial da nossa região”, acrescenta.

Publicado em: 02/10/2023 13:36:16