Programa busca proteger servidores que desenvolvem atividades externas

Sugestão à Prefeitura é do vereador João Clemente (PSDB)
Visualize fotos

No dia 8 de setembro, uma leiturista do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) sofreu agressão por partes de cães, enquanto desenvolvia suas atividades laborais, realizando a medição do consumo de água em uma residência de um bairro da cidade.

Para prevenir que novos fatos como esse voltem a acontecer, o vereador João Clemente (PSDB) fez uma indicação ao Executivo, sugerindo a criação de um Programa de Proteção Integral aos Leituristas e demais Servidores Públicos que desenvolvam suas atividades, ou parte delas, nas residências do município, como, por exemplo, colaboradores da Estratégia de Saúde da Família (ESF), agentes de zoonoses, vetores e dengue etc.

“Os leituristas desempenham um papel fundamental na coleta de dados de consumo de água em nossa cidade. Seu trabalho envolve visitas frequentes aos domicílios para registrar os níveis de consumo de água, garantindo que as faturas sejam precisas e refletindo o consumo real. No entanto, esse trabalho muitas vezes os expõe a riscos e desafios, incluindo riscos à segurança – os leituristas podem estar em situações de risco ao entrar em propriedades privadas”, argumenta o parlamentar.

Clemente sugere como possíveis estratégias: proporcionar treinamento em segurança para os leituristas, ensinando-lhes como identificar situações de risco e como reagir apropriadamente; estabelecer uma colaboração mais estreita entre o Daae e os órgãos da Saúde, como a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Centro de Controle de Zoonoses, permitindo a troca de informações e o apoio mútuo em questões de Saúde Pública; promover uma comunicação eficaz com os residentes, informando-os sobre as visitas dos leituristas, suas identificações e horários de trabalho; fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados aos leituristas, como uniformes de identificação, luvas e, quando necessário, equipamentos de proteção específicos; oferecer apoio psicológico aos leituristas que possam ter enfrentado situações traumáticas durante o cumprimento de suas funções; reconhecer e recompensar o trabalho dos leituristas para mantê-los motivados e comprometidos.

“Este programa não apenas protegerá os leituristas, mas também contribuirá para a melhoria da qualidade do serviço de abastecimento de água e para a promoção da saúde pública em nosso município”, conclui o vereador.




Publicado em: 09/10/2023 16:26:01

Publicado por: Foto: Prefeitura de Navegantes