Crianças
Conjunto de objetos e materiais que remetem ao repertório afro-brasileiro e africano. São instrumentos musicais, jogos, brinquedos e objetos não estruturados. Todos esses materiais ficam à disposição das crianças para que elas possam experimentar e sentir suas texturas, sons etc. Ocupação Espaço Afrolúdico, com Luderê Afrolúdico. Na Convivência do Sesc, na quinta-feira (12) e no sábado (14), às 10 horas; e na sexta-feira (13), às 14h30.
Oficina
A oficina Casas de Barro com Odara: Terra, Movimento e Batuque prevê a produção de maquetes de barro, construídas de forma colaborativa entre os educadores e o público, utilizando-se das técnicas de pau a pique e adobe. Cria-se, dessa forma, a oportunidade de vivenciar como as edificações são produzidas, valorizando o contato direto com o material natural. No Sesc, na quinta-feira (12) e no sábado (14), às 10 horas, e na sexta-feira (13), às 13 horas. Grátis, com entrega de senhas no local e vagas limitadas.
Teatro infantil
O espetáculo Os Coloridos traz personagens que apresentam diferentes identidades, baseadas em mitos e contos africanos, afro-brasileiros e indígenas e convida o público a fazer parte da brincadeira. Duas araras, uma azul e outra amarela, contam uma à outra suas diferenças culturais e o valor de suas cores, em uma disputa de superioridade, mas com a chegada da arara vermelha todos conhecem a história da arara de muitas cores e descobrem a beleza de serem coloridos. Na quinta-feira (12), às 16 horas, na Convivência do Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.
Artes
O Manifesto Crespo convida para uma viagem ao Oeste do continente africano e um mergulho no universo da simbologia Adinkra, para uma prática de estamparia que resulta na produção de tecidos carregados de história e significados. Ao final, utilize carimbos para produzir sua própria sacola de tecido! Estampando Saberes no Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc, na sexta-feira (13), das 17 às 19 horas; no sábado (14) e no domingo (15), das 14 às 16 horas. Vagas limitadas.
Música
“A Terra Brasilis Brasilerô” é o primeiro álbum completo de estúdio do Kilotones e tem incentivo cultural do ProAC Edital. O álbum tem a produção musical de Paulo Vaz (Supercombo) e co-produção do Kilotones. A banda também já realizou shows que passaram por grandes festivais, como Rock in Rio, Lollapalooza e João Rock, além de ter feito turnê por palcos de todas as regiões do Brasil. O novo álbum foi influenciado pela guitarrada paraense, ciranda, maracatu de pernambuco, axé baiano, rock brasiliense, samba carioca, lamento caipira paulista e o reggaeton de Porto Rico. A banda terá um intérprete de Libras ao vivo durante toda a apresentação, além de fazer, durante um momento do show, audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Nesta sexta-feira (13), às 20 horas, no Sesc.
+ Oficina
Crianças e toda família podem adentrar as narrativas contadas, cantadas e dançadas nas tradicionais aldeias da República da Guiné. A oficina de ritmos e danças guineanas oferece uma vivência musical lúdica que enriquece o repertório histórico e geográfico do público. Através da exploração de instrumentos e ritmos tradicionais, as crianças e suas famílias mergulham na história da Diáspora da África Ocidental, guiados pela multiartista guineana Mariama Camara. A experiência permite uma imersão nas tradições das aldeias da República da Guiné. Guiné Brincante, com Mariama Camara, no Espaço de Brincar e Garimpo do Sesc, no sábado (14) e no domingo (15), às 14h30. Grátis e sem retirada de ingressos.
+ Teatro infantil
Pretinha Adormecida transporta o público para um universo mágico onde um casal de fadinhas, desejando ser mães, luta para adotar uma bebezinha. As fadas enfrentam um rei mandão e tudo o que for preciso para formar sua família. Na divertida jornada da princesinha não faltam lindos e cômicos personagens como o Sapo José, um Príncipe Bobão, Seu Bigode e a terrível Fada Coaching. Na Convivência do Sesc, no sábado (14), às 16 horas. Grátis e sem retirada de ingressos. Com Cia. Dois Ventos.
+ Música
Tem “Viola na Praça” no domingo (15), a partir das 11 horas, na Praça das Bandeiras, com destaque para a apresentação do Grupo de Viola Caipira do Assentamento Bela Vista. Formado por alunos da Oficina Cultural de Viola Caipira do Assentamento Bela Vista, projeto fomentado pelas Oficinas Culturais Municipais, o Grupo de Viola Caipira do Assentamento Bela Vista tem no comando o músico André Peres. A oficina começou em 2022 com “iniciação”, tendo como objetivo a aprendizagem da viola e o resgate da cultura caipira e musical. O Grupo apresentará clássicos da viola, como “Menino da Porteira”, “Saudades da Minha Terra”, “Porta do Mundo” e “Chico Mineiro”, entre outras.
Choro das Águas
No domingo (15), a partir das 16 horas, tem Choro das Águas, na Praça do Daae, na Fonte Luminosa, com Feira de Artesanato e apresentação musical com Trouble Folks.
E + Música
No show Punkidz, o trio Griswolds executa trilhas de filmes de classificação livre de desenhos animados com versões em português que constam em seu quinto álbum, complementando o repertório com trilhas de animações de todas as épocas e de diferentes estúdios. No setlist, uma variedade de animações: O Rei Leão, Shrek, Mogli – O Menino Lobo, Viva: a Vida é Uma Festa, Pequena Sereia, Toy Story, Dumbo, Moana, A Dama e o Vagabundo, Tarzan, Madagascar, Zootopia, Frozen, Simpons, Carros, Lilo & Stitch, Tarzan, Bernardo e Bianca, entre outros. No Sesc, a partir das 16 horas do domingo (15).
Mostra
Na terça-feira (17), dentro da programação da 12ª edição da Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues, às 8h50 e às 14h30, tem exibição de “João no Reino de Papelão” + Bate-papo com Rodrigo Vulcano (diretor e roteirista) e Lucas Lima (diretor e animador), na Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”, na Avenida Vicente Jeronimo Freire, nº 22, na Vila Xavier; e às 19 horas, tem Curtas Yanomami, no Anfiteatro A da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, na Rodovia Araraquara Jaú, 1, Campus Ville, com exibição de “Mãri Hi - A árvore do Sonho”, de Morzaniel Iramari; “Thue Pihi Kuiwii - Uma mulher pensando”, direção: Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami; e “Yuri Xëatima Thë – A pesca com Timbó”. Grátis.
Exposição
Até o dia 15 de dezembro acontece a exposição “AO VIVO – A Arte de Paulino Fábio” na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no Centro. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 19h30. Grátis.
Cinema
No domingo (15), às 11 horas, acontece mais uma sessão do “Cinema Inclusivo” na Moviecom do Shopping Jaraguá. Será exibido o filme “Trolls 3 - Juntos Novamente” adaptado às pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down ou outras síndromes que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral. É solicitado que seja apresentada a Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) ou laudo que comprove a deficiência. O valor do ingresso é de meia-entrada para a pessoa com deficiência e seu acompanhante.
Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):
- A Freira 2
- Jogos Mortais X
- O Exorcista – O Devoto
- O Protetor – Capítulo Final
- Os Mercenários 4
- Patrulha Canina – Um Filme Superpoderoso
- Resistência
- Rodeio Rock
- Ruim para Cachorro
- Som da Liberdade
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo (Shopping Lupo):
- A Noite das Bruxas
- Jogos Mortais X
- O Exorcista – O Devoto
- O Protetor – Capítulo Final
- Patrulha Canina – Um Filme Superpoderoso
- Som da Liberdade
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Publicado em: 11/10/2023 18:05:20
Publicado por: Foto: Divulgação Sesc