A Floresta Paludosa de Araraquara recebeu tombamento ambiental provisório pela Lei Municipal nº 10.666/2022. As paludosas são um tipo de vegetação que se forma em áreas de solo com água em caráter quase permanente, ou seja, nas várzeas, planícies de inundação, nascentes e margens de rios e lagos. No entanto, devido aos processos de expansão agrícola e urbana, essas áreas têm sido intensamente desmatadas e degradadas, podendo correndo o risco de extinção.
Com intuito de ampliar sua proteção, a vereadora Fabi Virgílio (PT) fez uma indicação à Prefeitura, visando à criação de uma Zona de Amortecimento (ZA), também chamada de “Zona Tampão”, de no mínimo 100 metros, nas laterais que circundam a Floresta Paludosa.
A ZA é uma área estabelecida ao redor de uma unidade de conservação com o objetivo de filtrar os impactos negativos das atividades que ocorrem fora dela, como ruídos, poluição, espécies invasoras e avanço da ocupação humana, especialmente nas unidades próximas a áreas intensamente ocupadas.
“E como é sabido de toda a população araraquarense, a Zona Norte tem sido uma região em plena expansão, sendo assim, torna-se cada vez mais frágil prover a preservação desse maciço tão especial e sensível”, argumenta a parlamentar.
Fabi explica que a Floresta Paludosa está em uma região de adensamento populacional, por isso é urgente a criação da Zona de Amortecimento como instrumento de salvaguardar esse patrimônio ambiental relevante para as águas, a flora, a fauna e a vida humana.
Publicado em: 24/10/2023 10:46:03
Publicado por: Foto: ACidadeON Araraquara