Reparos no CER do Parque Infantil estavam previstos para terminar em outubro

Secretaria da Educação respondeu a requerimento do vereador Rafael de Angeli (PSDB) com informações sobre obras no telhado do CER “Leonor Mendes de Barros”

As obras de reparos no telhado do Centro de Educação e Recreação (CER) “Leonor Mendes de Barros”, localizado no Parque Infantil, na região central de Araraquara, estavam previstas para terminar no final do mês de outubro. A informação é da Secretaria Municipal da Educação, em resposta a requerimento do vereador Rafael de Angeli (PSDB).

Os serviços realizados na unidade são adequação do telhado e captação pluvial, troca de calhas, rufos, telhas, recomposição de forro de gesso e revisão de toda a cobertura da unidade. O investimento é de R$ 360.890,14, segundo ofício assinado pela secretária da pasta, Clélia Mara dos Santos.

A Secretaria da Educação informou que, após a conclusão da obra de reparo, irá “observar o ‘comportamento’ do telhado após uma forte chuva, pois assim saberemos da capacidade de sustentação da estrutura implantada”.

Angeli fez uma visita de fiscalização ao CER em setembro e foi informado de que cerca de 100 crianças da unidade do Parque Infantil estavam sendo atendidas no CER “Carmelita Garcez I”, no São José, desde o início da reforma, em agosto.

Segundo a Educação, o CER Carmelita fez uma adequação organizacional para abrigar os alunos do CER Leonor. “As professoras coordenadoras dos dois CERs se reuniram antecipadamente para fazerem planejamento do uso do espaço e recursos didáticos pedagógicos com vistas a oferecer atendimento adequado aos alunos”, afirmou Clélia no documento.

Em agosto do ano passado, o CER “Leonor Mendes de Barros” foi reinaugurado depois de ampla reforma estrutural escolhida no Orçamento Participativo, com investimento de R$ 1,4 milhão e duração de aproximadamente três anos.

“Após uma nova visita ao CER do Parque Infantil e as fortes chuvas que assolaram o fim do mês de outubro e o começo do mês de novembro, constatamos que o forro ainda não havia sido colocado e que novas goteiras surgiram. Também foi nos passado que estavam esperando uma nova chuva para descobrirem o local exato dessa infiltração. É imprescindível que essa reforma, esses problemas, sejam resolvidos o quanto antes, pois não dá pra ficar esperando chover para saber o que será feito, de novo”, salienta o vereador.

O CER Leonor Mendes de Barros é o mais antigo da rede municipal de Araraquara, com 82 anos de história. A unidade de educação infantil foi inaugurada em 1941 com o objetivo de abrigar as crianças de famílias de baixa renda enquanto seus pais se ocupavam de suas atividades profissionais. Atualmente, o CER possui 172 alunos matriculados de 0 a 5 anos de idade.

Publicado em: 08/11/2023 13:35:59