Com presença da ministra Anielle Franco, espaço cultural é inaugurado em Araraquara

Abertura do Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas 'Genny Clemente' reuniu autoridades e convidados em tarde de homenagens

Com direito a apresentação de samba de gafieira e performance dos alunos da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”, foi inaugurado, na tarde de quarta-feira (14), o Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas “Genny Clemente”. A solenidade contou com a presença de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, além de vereadores, autoridades, líderes de religiões afro-brasileiras e convidados.

O evento, que fez parte das comemorações do Novembro Negro de Araraquara, também homenageou José Carlos de Campos, o “Zé Carlão”, personalidade de destaque da comunidade negra da cidade e que agora nomeia a sala multiuso que integra o espaço.

O vereador João Clemente (PSDB), que é sobrinho de Genny e compôs a mesa de honra representando sua família, relembrou a trajetória da tia e a abnegação do trabalho religioso dedicado à comunidade. “Para que nós pudéssemos estar aqui, foi necessário que muitas pessoas pavimentassem o caminho. Hoje o que nós fazemos é prestar uma homenagem a grandes homens e mulheres que dedicaram suas vidas a cuidar de pessoas e, em muitos momentos, esses sacerdotes e sacerdotisas não acabaram cuidando de si mesmos”, enfatizou.

Para a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, o momento é representativo, pois “esse espaço foi construído a muitas mãos e agradecemos a todos pelo empenho, assim como aos membros da comissão que fizemos para acompanhar a obra e também a todas as pessoas que, antes disso, se juntaram para poder construir esse projeto”.

Filipa Brunelli (PT), que representou a Câmara na solenidade, falou sobre ser a primeira vereadora travesti e candomblecista da Casa, agradecendo sua ancestralidade religiosa e reafirmando seus ideais. “Sigo firme na luta antirracista e pela igualdade no que tange ao racismo e à intolerância e faço um pedido a vocês, nós precisamos enfrentar o fundamentalismo religioso, pois se não o pararmos a tempo, ele vai invadir com toda a força as instituições e nossas vidas vão ficar muito difíceis”, desabafou.

Anielle Franco encerrou as falas dos integrantes da mesa com diversos agradecimentos e revisitando memórias desde sua infância na favela da Maré, passando pelo assassinato de sua irmã Marielle, até chegar ao momento que vive agora.

“Desde o começo do ano à frente do Ministério, a gente criou um programa chamado ‘Abre Caminhos’ para combater e falar sobre intolerância e racismo e religioso. Temos rodado o país e agora vamos entregar nas mãos do presidente Lula, em 20 de novembro, esse plano para pensar não só esse combate, mas também impulsionar empreendedoras afro, levando a dignidade que essas pessoas, infelizmente, não têm”, concluiu a ministra.

Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT); o vice-presidente, Aluisio Boi (MDB); a vereadora Fabi Virgílio (PT); os vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriota) e Guilherme Bianco (PCdoB); o prefeito Edinho Silva (PT); a deputada estadual Thainara Faria (PT); o filho do homenageado “Zé Carlão”, Luiz Carlos de Campos; o representante das religiões de matrizes africanas Kiko Salvador, além de diversos secretários municipais.

Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas "Genny Clemente"

O Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas é um espaço cultural, foi uma obra aprovada na plenária da População Negra do Orçamento Participativo (OP) e está localizado na Rua Tanios Zbeidi, nº 506, no Centro Empresarial e Industrial Omar Maksoud.

A estrutura conta com um quiosque, cozinha, sanitários masculino e feminino para pessoas com deficiência, salas com vestiários masculino e feminino, salão multiuso para atividades e varanda com espaço para convivência e será um ponto de encontro para religiões de matrizes africanas e um espaço focado na cultura afro e suas manifestações, com área para reuniões, exposições e atividades artísticas.

Publicado em: 16/11/2023 18:40:03