Araraquara tem cobertura vacinal da poliomielite acima da média nacional

Em resposta a requerimento, vereador João Clemente (PSDB) recebeu dados atualizados sobre a vacinação no município

Em outubro, o vereador João Clemente (PSDB) enviou o Requerimento nº 872/2023 à Prefeitura, solicitando informações sobre a cobertura vacinal da Poliomielite em Araraquara, considerando que, de acordo com dados de 2022 da plataforma Data SUS, a cobertura vacinal da poliomielite em crianças de até cinco anos estava em 70,75% no Brasil. Em resposta, o Executivo encaminhou tabelas com os dados desde 2018.

Segundo o documento, a cobertura em 2023 varia entre 95% e 100% no município, dependendo a dose e, em 2022, foi entre 85% e 100%. Como forma de incentivar ainda mais a vacinação, a Coordenadoria Executiva de Vigilância em Saúde afirmou que, além da busca ativa de faltosos e campanhas nacionais de vacinação, estão sendo realizadas ações de intensificação desde junho de 2023, como eventos em praças públicas e abertura das unidades básicas de saúde em horários alternativos aos sábados.

Também foi informado que “as coberturas vacinais fornecidas pelo Data SUS não refletem a realidade do município, provavelmente devido às mudanças nos sistemas de informação utilizados pelo Ministério da Saúde, como o e-SUS PEC e SI-PNI, interferindo na exportação dos dados”.

Publicado em: 24/11/2023 13:09:20

Publicado por: Foto: ACidadeON Araraquara