Secretaria não prevê instalação de salas de descompressão em unidades de saúde

Resposta foi dada após questionamentos do vereador João Clemente (PSDB)

No final de outubro, o vereador João Clemente (PSDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre salas de descompressão nos equipamentos públicos municipais de saúde.

As salas de descompressão são espaços projetados para que os trabalhadores possam fazer pequenas pausas, desconectar-se um pouco do trabalho e retornar à rotina mais relaxados.

No documento, o parlamentar pergunta se todos os equipamentos públicos municipais de saúde possuem salas de descompressão, se o Município entende necessária e viável a instalação de salas de descompressão nos equipamentos; na existência de um plano de ação, qual o cronograma de instalação desses espaços; como seria o formato dessas salas e com quais equipamentos e acomodações elas contariam.

“As salas de descompressão podem proporcionar um novo patamar de qualidade de vida para os profissionais da saúde do Município. Cuidar dos profissionais da saúde é cuidar de quem cuida da população”, pontua Clemente.

Em resposta, a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, informa que, no momento, nenhum equipamento público municipal de saúde possui uma sala de descompressão. “A Secretaria Municipal da Saúde compreende a importância de um espaço para que os funcionários consigam ter um momento de relaxamento, principalmente nos serviços de saúde, que são bastante desgastantes. No entanto, a curto e a médio prazo, não possuímos plano de ação para a instalação de salas de descompressão”, completa.

Publicado em: 28/11/2023 13:50:01

Publicado por: Portal Alesp