Câmara recebe informações sobre serviços de saúde mental do município

Vereadora Filipa Brunelli (PT) havia cobrado esclarecimentos sobre o assunto via requerimento

A fim de apurar os serviços de saúde mental oferecidos pelo Município, a vereadora Filipa Brunelli (PT) enviou, em outubro, o Requerimento nº 853/2023 à Prefeitura, solicitando informações sobre todos os programas, políticas públicas, núcleos, centros de referência, polos e campanhas atualmente em vigor em Araraquara.

Em resposta, o coordenador executivo de Assistência Especializada, Misael Emilio, explicou que a atenção à saúde mental é oferecida por meio da Rede de Atenção em Saúde (RAS) e da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

A rede de urgência e emergência, composta pelas 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), complementa os atendimentos da Raps.

De acordo com o gestor, os principais responsáveis pela promoção em saúde mental são a Atenção Primária em Saúde (APS), composta pelas unidades básicas de saúde e pelo Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF); e a Assistência Especializada, que oferece atendimento aos pacientes com necessidades específicas. Para ter acesso a estes serviços a porta de entrada é a atenção básica.

Unidades da Assistência Especializada

Faz parte da rede de Assistência especializada o Centro de Referência em Saúde Mental do Adulto (Crasma), que atende adultos acima de 18 anos a 60 incompletos, realizando cerca de 850 atendimentos mensais.

O Espaço Crescer também presta assistência especializada a crianças e jovens de 3 a 18 anos, com uma média de 1000 atendimentos por mês. Já o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) possui uma média mensal de 543 pacientes, com atendimento específico a pacientes em uso de álcool e substâncias psicoativas.

O Centro de Atenção Psicossocial Tipo Il (Caps II) tem como foco o tratamento de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, além dos pacientes de autoextermínio. A unidade também recebe demanda espontânea e a média mensal de atendimentos é de 500 pacientes.

Campanhas para promoção da saúde mental

Em relação às campanhas realizadas pelo Município, Emilio explicou que, em maio, acontece a “Luta Antimanicomial", aproveitando este mês para conscientização da inclusão e cuidado dos pacientes, que devem ser integrados à sociedade.

Em junho, ocorre a semana de conscientização do uso abusivo de álcool e drogas. Em setembro, é organizado o "Setembro Amarelo", mês com atividades para conscientização, cuidado e prevenção ao suicídio. Por fim, em 10 de outubro, é celebrado o "Dia da Saúde Mental", com atividades sobre a importância do cuidado e atenção nessa área.

"É importante salientar que a Secretaria Municipal da Saúde mantém um compromisso contínuo com a promoção da saúde mental, por meio dessas unidades e serviços, garantindo atendimento e suporte à toda a população que necessita de cuidados nessa área”, concluiu o coordenador.

Publicado em: 19/12/2023 11:25:22