Plano de contingência ‘Operação Chuvas de Verão’ está em vigor desde dezembro

Vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicitou à Prefeitura informações sobre prevenção diante de eventos climáticos intensos em Araraquara
Visualize fotos

Em novembro do ano passado, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) questionou a Prefeitura, por meio de um requerimento, sobre problemas causados pelas recentes condições climáticas em Araraquara e seu entorno.

No documento, o parlamentar perguntou ao Executivo acerca do número de árvores derrubadas pelas fortes chuvas, do cronograma de limpeza de árvores caídas, da previsão para o replantio das árvores removidas, e do mapeamento das árvores que apresentam risco de queda durante as próximas chuvas. Ele também questionou sobre a existência de algum protocolo de prevenção em resposta aos eventos climáticos citados, especialmente diante das previsões de chuvas intensas durante o verão, considerando a recorrência do problema na cidade.

“Considerando a probabilidade de que o fenômeno El Niño se prolongue no país, causando fortes chuvas que, muitas vezes, acarretam transtornos e tragédias, é responsabilidade do poder público construir protocolos de prevenção e cuidado com os riscos que esses fenômenos apresentam para o município”, acrescenta Bianco.

Em resposta, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelícolla, informa que, no período de 1º de janeiro a 13 de dezembro de 2023, o órgão recebeu 182 ocorrências de queda de arvores ou galhos.

O gestor da pasta afirma também que as informações mencionadas correspondem exclusivamente às demandas recebidas por meio de ligações pela população, não incluindo os registros encaminhados pelo Corpo de bombeiros ou Defesa Civil.

Já o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Cleovaldo Luiz Dell’Acqua Júnior, informa que o departamento atendeu 21 ocorrências relacionadas a quedas de árvores nos últimos 90 dias. Ele cita o plano de contingência Operação Chuvas de Verão, em vigor desde o dia 1º de dezembro de 2023.

“Ele é elaborado com antecedência para facilitar as atividades de preparação e otimizar as atividades de resposta. Também tem o objetivo de estabelecer um plano de ação a ser executado nas ocorrências, para a mobilização de forma integrada das diversas instituições e órgãos setoriais, para as ações de resposta aos desastres, de modo a permitir a manutenção da integridade física e moral da população, bem como preservar os patrimônios públicos e privados, prioritariamente nas ocorrências características do verão. O plano é adequado à realidade de Araraquara para que seja um importante instrumento de gestão de risco, possibilitando a adoção de medidas de prevenção, socorro, assistência e recuperação”, emenda.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, por sua vez, informa que disponibiliza dois técnicos para avaliar árvores localizadas nos passeios públicos, canteiros centrais, praças e áreas verdes, que vêm realizando constantemente vistorias solicitadas pela população araraquarense, pela Câmara Municipal, pela Defesa Civil, pela Promotoria Pública e pelas secretarias municipais de Educação, Obras, Segurança Pública, Trânsito, Esportes, Assistência Social, Orçamento Participativo, Programa Prefeitura nos Bairros e Corpo de Bombeiros.

De acordo com o órgão, devido a inconstantes alterações climáticas e velocidade dos ventos, fica imprevisível realizar levantamentos de riscos de queda de árvores de porte médio e grande, pois o que se apresentou nos pós-temporais foram árvores com copas sadias e frondosas que foram retorcidas, arrancadas por inteiro do solo e muitos galhos de diversas espessuras que despencaram em diversos pontos na área urbana e rural.




Publicado em: 11/01/2024 11:36:48