Na Sessão Ordinária da terça-feira (6), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, foi aprovado um projeto de crédito no orçamento, liberando recursos para a aquisição de veículos para a Coordenadoria de Bem-Estar Animal; o valor aprovado é de R$ 93.930,00.
Serão adquiridas quatro motos para uso da fiscalização do serviço, que recebe cerca de 2.500 denúncias por ano. São casos de maus-tratos, abandono e outros. “Os fiscais precisam fazer deslocamentos rápidos e elas darão melhores condições de trabalho para o servidor”, afirma Carol Mattos Galvão, coordenadora de Bem-Estar Animal da Prefeitura do Município de Araraquara. Ela informou também que a coordenadoria tem ainda dois carros, que são antigos e não estão em boas condições, além de motos também antigas, muito danificadas, que agora serão substituídas.
Bem-Estar Animal
A coordenadoria de Bem-Estar Animal de Araraquara tem como atribuições principais a fiscalização e o combate aos maus-tratos, a apreensão de animais em situação de maus-tratos, socorro a animais errantes que precisam de atendimento médico veterinário, além do programa de adoção, que realiza duas vezes por mês a Campanha de Adoção de Animais, no primeiro e no terceiro sábados do mês.
O plantão, o único serviço que existe 24 horas na região, é para animais que precisam de socorro imediato: atropelados, agonizando, debilitados, fêmeas prenhas ou no cio e filhotes. O serviço é exclusivo para o município de Araraquara e não pode atender outras cidades.
São feitas cerca de 4 mil castrações por ano, para a população com renda até três salários mínimos. Os animais que são castrados pela coordenadoria têm uma marquinha azul dentro da orelha. Além disso, há o serviço do protocolo CED, que é o Captura, Esteriliza e Devolve, para o controle populacional de animais de rua. Já o serviço de chipagem serve para identificação dos animais, comprovando que aquela pessoa é tutora do animal e responsabilizando-a pelos cuidados que ela deve ter com o bichinho.
No momento estão abrigados cerca de 650 animais, entre gatos, cães e cavalo. “O canil e o gatil são locais de passagem e não um lar para esses bichinhos. Adote um animal adulto. Ele é maravilhoso”, afirma Carol.
Com informações da Prefeitura Municipal de Araraquara
Publicado em: 08/02/2024 13:09:16
Publicado por: Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil