Agenda Esportiva – 03/05

Final de semana com ginástica artística, futebol, lazer, basquete e futsal

Ginástica artística

Neste final de semana, o Ginásio de Esportes “Castelo Branco”, o Gigantão, sediará a 12ª edição da Copa Estadual de Ginástica Artística. A entrada é gratuita para o público em todas as atividades.

A competição envolve as categorias A (para atletas de até 16 anos), B (9 a 13 anos) e C (8 a 10 anos), no masculino e no feminino. No feminino, a categoria A envolve 25 equipes, a B tem 28 equipes e a C conta com 23 equipes, enquanto no masculino são 10 equipes na categoria A, cinco equipes na B e uma equipe e um atleta avulso na C. Araraquara será representada por 18 atletas no feminino e sete no masculino.

No ano passado, a equipe araraquarense foi vice-campeã na categoria B e campeã da categoria A feminino, que contou com 25 equipes participantes.

No sábado (4), às 8 horas, é vez das disputas da categoria C feminina. Às 13h30, será feito o desfile das entidades participantes, em solenidade com presença de autoridades da Prefeitura e da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo. Em seguida, às 12 horas, terão início as disputas da categoria A feminina, além das categorias A, B e C masculina. Um novo desfile com entidades participantes está marcado para as 20h30, novamente com presença de autoridades.

Já no domingo (5), as disputas terão início às 8 horas com as categorias A, B e C masculina, com premiação a partir das 12 horas. Ao mesmo tempo será realizada a competição da categoria B feminina, com premiação prevista para as 17 horas, em outra cerimônia com a participação de autoridades.

Futebol de base

Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (4), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o I9, no CT I9 International Academy, em Ribeirão Preto (SP).

Futebol masculino

Pelo Campeonato Brasileiro da série C, a Ferroviária enfrenta o Floresta, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE), no sábado (4), às 19h30. A equipe grená ocupa a 11ª colocação com 2 pontos (2 empates), enquanto os cearenses ainda não somaram pontos (2 derrotas) e estão na 18ª colocação.

‘Ruas de Lazer’

No domingo (5), a Área de Lazer “Adair Pavanelli”, no Jardim Florença, receberá a ação social “Ruas de Lazer”, projeto voltado para as regiões atendidas pelo programa “Prefeitura nos Bairros” e que oferece esporte, cultura e lazer para toda a família. Na ocasião, haverá uma solenidade que marcará a entrega das obras de reforma do espaço público. A cerimônia está marcada para as 9h30 e a ação acontecerá das 10 às 13 horas. Todas as atrações são gratuitas.

O encontro terá diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, camas elásticas, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas com os monitores de educação física das Escolinhas de Esportes nas modalidades de futebol e taekwondo. Para os adultos, serão oferecidas aulas de ginástica geral com os professores do programa Saúde na Praça, além de uma oficina de chaveiros com o programa Oficinas Culturais.

Basquete feminino

O Sesi Araraquara disputa, até o dia 11 de maio, a Liga Sul-Americana de Basquete Feminino, que será realizada no Paraguai e na Argentina. O torneio terá oito equipes, divididas em dois grupos. A equipe araraquarense integra o Grupo A, com sede no Paraguai, que conta com as equipes do Félix Pérez Cardozo (Paraguai), Ambato Soldiers (Equador) e Universidad de Chile (Chile), com a primeira fase marcada para acontecer entre 3 e 5 de maio.

Já o Grupo B, com sede na Argentina, terá os times do Obras (Argentina), Club de Tenis La Paz (Bolívia), Aguada (Uruguai) e Power Basketball (Colômbia), com jogos entre 9 e 11 de maio. Os dois melhores de cada chave avançam ao Final Four, que ainda terá local anunciado, mas acontecerá nos dias 15 e 16 de junho.

Futsal masculino

A Uniara/Fundesport volta a atuar na terça-feira (7), às 19 horas, contra o Pulo Futsal Campinas, na casa do adversário.

Jogos da Melhor Idade

Araraquara disputa, em Bebedouro (SP), a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A delegação da cidade é composta por 85 pessoas, entre atletas, membros de comissões técnicas e equipes de apoio, nas modalidades atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de campo, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.

A competição é destinada às pessoas com idade acima dos 60 anos, com fases regionais disputadas entre abril e maio, e a final estadual, que será disputada em Itatiba (SP), no mês de junho. A expectativa é de que, somadas as oito etapas regionais, mais de 15 mil atletas estejam envolvidos na competição. Para a final estadual, prevê-se algo em torno de 3 mil pessoas.

A competição, que envolve a 5ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, será disputada até domingo (5).

Publicado em: 03/05/2024 16:51:47

Publicado por: Foto: Paulo Mantoanelli