EL da Câmara participa da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa

Realizada de 13 a 17 de maio, a iniciativa contará com ações promovidas pelo Legislativo Municipal

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara participará da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa, que acontecerá de 13 a 17 de maio. A ação, promovida pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), contará com a participação de escolas legislativas do país, filiadas ou não.

“Esse evento é uma iniciativa nacional que visa a promover a educação para a cidadania, envolvendo atividades como movimentos, debates e ações para fortalecer a democracia entre crianças, jovens e adultos em todo o Brasil”, destacou a presidente da EL, a vereadora Luna Meyer (MDB).

Com o tema “Educação Legislativa, uma revolução silenciosa a favor do Brasil”, a iniciativa motivou a Escola do Legislativo de Araraquara a promover várias ações que integram o evento. Na segunda-feira (13) e terça-feira (14), haverá visita guiada de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à sede da Câmara Municipal, onde participarão de uma palestra sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo e suas relações com a sociedade. Na ocasião, haverá também visita técnica guiada às dependências do Palacete Vereador Carlos Manço.

Na quarta-feira, um lançamento de um vídeo institucional da EL de Araraquara vai mostrar desde a sua criação até os dias atuais, destacando iniciativas significativas da Escola.

Já na quinta-feira, haverá visita guiada com os alunos do Programa de Aprendizagem do Senac Araraquara. Na oportunidade, os estudantes irão participar de uma explanação sobre o Poder Legislativo e suas relações com a sociedade, além de conhecerem a sede da Câmara.

Marco

O Dia Nacional da Educação Legislativa será comemorado, pela primeira vez, este ano. Instituída pela Lei nº 14.798, de 5 de janeiro de 2024, após aprovação do PL 5.868/2019, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), a data é um marco da consolidação da educação legislativa no país, quando foi criada também a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel).

Publicado em: 10/05/2024 13:01:11