Moradores do Jardim Serra Azul pedem construção de ‘Praça Sustentável’ no bairro

Abaixo-assinado foi entregue ao vereador Guilherme Bianco (PCdoB), que sugeriu a implantação do projeto na zona norte da cidade

Procurado por moradores do Jardim Serra Azul, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) recebeu um abaixo-assinado no qual havia o pedido para a construção de uma praça em uma área que, atualmente, abriga uma pequena mata, com árvores e vegetação rasteira.

Alertado pela população de que o bairro não tem nenhum espaço de lazer e recreação disponível para as crianças da região, o parlamentar protocolou a Indicação nº 2599/2024. No documento, foi sugerido ao Executivo a elaboração de estudos para a construção de uma “Praça Sustentável”, nos mesmos moldes do projeto iniciado na cidade em 2019.

O terreno escolhido está localizado na Avenida Tenente PM Ciro Monteiro da Silva, nas proximidades do número 276. Caso aprovado, o local terá uma estrutura feita a partir da reutilização de materiais descartados na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos e Resíduos da Construção Civil (ETRCC), tal como aconteceu nas outras cinco unidades já inauguradas em Araraquara (Jardim Universal, Jardim Dumont, Santa Angelina, Victório de Santi e Jardim Cambuy).

‘Praça Sustentável’

O projeto foi criado pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) a partir de queixas dos moradores do Jardim Universal, apreensivos com o uso indevido de uma área pública que servia para descarte irregular de resíduos. A proposta era transformar aquele espaço por meio da utilização de materiais que pudessem ser reaproveitados, minimizando, assim, os investimentos para implantação das praças.

Com a conclusão da primeira área de lazer, novos projetos surgiram, obedecendo a mesma lógica de revitalização e valorização desses espaços para uso da comunidade, empregando nas construções materiais processados na ETRCC, como agregado reciclado, madeiras e sobras de tubulações utilizadas nas obras do Daae.

Publicado em: 14/05/2024 13:23:21