Startup araraquarense DIO é reconhecida pela Câmara com Diploma de Honra ao Mérito

Plataforma de educação para profissionais de tecnologia foi homenageada com honraria proposta pelo vereador Rafael de Angeli (Republicanos)
Visualize fotos

Fundada em 2018, a DIO foi homenageada pela Câmara com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito em solenidade realizada na quarta-feira (22). A honraria, proposta pelo vereador Rafael de Angeli (Republicanos), reconheceu o trabalho da startup de educação, que já distribuiu mais de 2,7 milhões de bolsas de estudos para cursos de desenvolvimento de tecnologia em todo o Brasil.

Sediada em Araraquara, a empresa criada por três jovens busca, desde o início de suas atividades, a democratização do conhecimento de tecnologia e a promoção da empregabilidade na área de TI. Devido ao trabalho realizado ao longo dos anos, a DIO foi selecionada como uma das 100 empresas Technology Pioneer (pioneira em tecnologia, em tradução livre) pelo Fórum Econômico Mundial em 2023 e uma das 100 escolas on-line mais inovadoras da América Latina, em eleição da plataforma norte-americana Holon IQ.

“Hoje celebramos não só uma empresa, mas uma verdadeira comunidade de aprendizado e inovação. Estou imensamente orgulhoso de ver nossa cidade ser reconhecida como um polo de tecnologia e inovação. Eu creio firmemente que a DIO é o nosso Vale do Silício de Araraquara, um lugar onde sonhos se tornam realidade”, definiu Angeli.

O evento contou com a presença dos fundadores e seus familiares, além de colaboradores e investidores da edutech, que conferiram alguns vídeos de alunos e parceiros da empresa. Depoimentos apresentados demonstraram a amplitude do trabalho, que tem permitido conectar diversas pessoas a organizações mundialmente conhecidas, como Amazon, Microsoft, Carrefour e Santander.

“Para mim é uma grande honra, foi uma jornada muito desafiadora para chegar até aqui e ter um reconhecimento como esse, é algo mágico. Eu nunca imaginei, quando a gente começou aqui em Araraquara, chegar tão longe quanto a gente conseguiu”, afirmou Pablo Zaniolo, cofundador e Chief Operating Officer (COO) da DIO.

Gustavo Pereira, um dos criadores da DIO e Chief Technology Officer (CTO) da empresa, destacou em sua fala que é possível mudar o mundo por meio da educação e tecnologia, mas que nada disso aconteceria sem ajuda de tantas outras pessoas. “Hoje é um marco em nossa história e muitos outros virão, graças a todo mundo que está colaborando para isso, nossos funcionários, cônjuges e familiares”.

O mesmo sentimento foi compartilhado por Gerson Zarpelão Junior, um dos primeiros investidores a acreditar nas ideias e no potencial dos criadores da startup, que lembrou da importância de todos os trabalhos, incluindo as menores atividades, para impactar tantas pessoas por meio do ensino e da inovação.

Emocionado com o reconhecimento recebido na Casa de Leis, Iglá Generoso, cofundador e Chief Executive Officer (CEO) da DIO, agradeceu sua família, sócios, investidores e todos os colaboradores, que foram fundamentais na trajetória e no sucesso da empresa araraquarense. “A gente sabe que o dia a dia é duro e tudo o que vocês fazem é algo que me emociona muito. É corrida para a gente criar vídeos, planejar campanha de marketing, pagar as contas e fazer educação. Vocês tratam isso com muita paixão, isso é algo que me motiva muito e eu agradeço demais”, acrescentou.

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da rede a cabo Claro TV/NET, e está disponível para ser assistida a qualquer momento pelo YouTube e Facebook.

 

Sobre a DIO

A Digital Innovation One, ou simplesmente DIO, é uma plataforma de educação criada em 2018 para atender às crescentes demandas do mercado de tecnologia. Inicialmente, oferecia cursos gratuitos, que eram patrocinados pelas empresas contratantes e mesclavam imersão, gamificação, mentorias, projetos e desafios.

No ano seguinte, a startup foi selecionada para uma aceleração pelo fundo internacional TheVentureCity e recebeu investimentos que permitiram atender 50 mil alunos. Com o crescimento do trabalho remoto durante a pandemia da Covid-19, a DIO pode se desenvolver ainda mais e ampliar a atuação, fechando parcerias para programas de formação coordenados por governos estaduais e instituições de ensino de todo o Brasil.

Após receber outros recursos de um fundo de venture capital, foi lançado o projeto “DIO for Education”, responsável por firmar novas parcerias com universidades. Atualmente, a startup trabalha com outros projetos de formação, como o DIO.Bootcamp e DIO.Aceleração, além da plataforma Talent Match, que conecta empresas e profissionais da área de tecnologia.




Publicado em: 23/05/2024 17:41:35