Trabalho da equipe de Enfermagem da Santa Casa é exaltado em solenidade na Câmara

Setor da entidade recebeu Diploma de Honra ao Mérito proposto pela Mesa Diretora da Casa de Leis

Em 12 de maio é comemorado o Dia da Enfermagem, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu nesta data no ano de 1820. No Brasil, além do Dia da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: a própria Florence e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. Nesse sentido, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara propôs, por meio do Decreto Legislativo nº 1.214/2024 (Diploma de Honra ao Mérito), um reconhecimento à equipe de Enfermagem da Santa Casa pelo trabalho desenvolvido e por ações que contribuíram significativamente para a missão e os valores da instituição.

Na noite da segunda-feira (28), parte da equipe esteve no Plenário da Casa de Leis para receber a honraria, representada pela gerente da Enfermagem, Fernanda Gonçalves Fernandes, que declarou: “Com muita dedicação, amor e entrega, confesso que tenho muito orgulho por todos os profissionais da enfermagem que todos os dias, com coragem, dedicação, carinho, resiliência e empatia, e mesmo diante das dificuldades, escolhem fazer a diferença na vida de tantos pacientes”.

Ela lembrou que quando se formou, em 2007, o sonho era cuidar diretamente dos pacientes e fez isso por alguns anos de sua vida profissional, em especial na Santa Casa, onde atuou como enfermeira assistencial na Urgência e Emergência, na Unidade de Internação e também no Controle de Infecção Hospitalar, e assim foi migrando para a Gestão Hospitalar após cinco anos. “Trabalhávamos dia após dia, incansavelmente, e sabia e sentia que esse era o caminho e a razão do viver. Fazer parte de diferentes equipes ao longo desses anos e sentir o apoio é um dos melhores sentimentos que se pode ter no ambiente de trabalho. Estar junto de profissionais engajados, comprometidos e que almejam a transformação da assistência é enriquecedor.”

Para o diretor técnico da Santa Casa, André Peluso Nogueira, a homenagem é uma valorização do profissional da Enfermagem. “Essa equipe é o coração do nosso hospital. Não medem esforços para prestar assistência aos nossos pacientes e estão sempre dispostos a solucionar problemas, romper barreiras e superar desafios.”

O médico falou dos vários desafios nos últimos anos. “Enquanto a ordem era ‘fique em casa’, ‘não saia de casa’, nós, profissionais da saúde, levantávamos, engolíamos muitas vezes nossos choros, nosso anseio, porque éramos convidados a estar na linha de frente na luta, deixando em casa nossos familiares no cenário da Covid. Passamos por momentos de muita tensão, muita apreensão, mas vencemos o medo juntos.”

“É uma honra poder entregar o Diploma de Honra ao Mérito a estes profissionais que, com dedicação e competência, têm realizado um trabalho exemplar no atendimento ao povo”, iniciou o presidente do Legislativo, vereador Paulo Landim (PT). “Cada procedimento, cada cuidado, cada gesto de carinho e atenção revela a excelência e a dedicação com que desempenham suas funções. Em um momento de crise sem precedentes, estiveram na linha de frente, enfrentando desafios, lidando com a dor e o sofrimento de milhares de pessoas. Esta homenagem é um símbolo de nossa eterna gratidão e reconhecimento”, completou.

A secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, destacou a importância de uma categoria da qual faz parte há 40 anos. “Nós da Enfermagem somos chamados a enfrentar grandes desafios. Nos momentos mais difíceis nós somos a luz. A Enfermagem pode dizer, com muita propriedade, do que aquele paciente, aquela pessoa está precisando, que muitas vezes não é uma técnica, mas é um ouvir. Quem está na área da saúde tem que gostar de gente, independentemente de cor, de raça, de sexo, de qualquer coisa, porque o nosso olhar está no cuidar do outro, a preocupação com o outro.”

Para o vice-presidente da Câmara e conselheiro da Santa Casa, vereador Aluisio Boi (MDB), no momento mais difícil, a Enfermagem é o único alento, a única esperança. “Esses profissionais merecem respeito, ter salário em dia, ter melhorias, ter alas melhores na Santa Casa, instrumentos melhores; a população merece esse respeito.”

Encerrando, o provedor da Santa Casa, Jéferson Yashuda, enfatizou que a equipe de Enfermagem representa mais de 40% dos funcionários do hospital. “O compromisso da equipe de Enfermagem não se limitou ao período crítico da pandemia. Com a retomada dos atendimentos e a transição para uma nova fase pós-intervenção, continuou a oferecer cuidados excepcionais, adaptando-se rapidamente às mudanças e garantindo que cada paciente recebesse o melhor tratamento possível. E agora, diante do desafio adicional do mutirão de cirurgias eletivas, em função da demanda reprimida e por conta do espaço físico insuficiente, a equipe de Enfermagem demonstra mais uma vez a sua resiliência e profissionalismo exemplares.”

Também participaram do evento o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Delorges Mano, o vice-provedor da Santa Casa, Marcos Daniel, e o conselheiro da Santa Casa, Marcão da Saúde.

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara pelo canal 17 da rede a cabo Claro TV (NET), no Facebook e no YouTube, e pode ser conferida na íntegra aqui.

Publicado em: 28/05/2024 17:22:42