Crefito, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são homenageados na Câmara

Sessão Solene reconheceu trabalho do conselho pelas categorias e destacou atuação dos profissionais durante pandemia

Na noite de quarta-feira (5), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3), foi homenageado com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito em Sessão Solene realizada na Câmara.

A honraria foi uma proposta do vereador Alcindo Sabino (PT), como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo conselho em prol dos profissionais, conforme Decreto Legislativo nº 1.218/2024.

O evento, que reuniu dezenas de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, também contou com a presença de Raphael Martins Ferris, presidente da atual gestão do Crefito-3; Luiz Armando Garlippe, gerente do Centro Especializado em Reabilitação “Dr. Eduardo Lauand”; representantes dos cursos de Fisioterapia da Universidade de Araraquara (Uniara) e Universidade Paulista (Unip), além de profissionais que atuam em hospitais públicos e particulares da cidade e região.

“É uma honra muito grande estar homenageando não só o Crefito, mas, por meio dele, todos os profissionais da fisioterapia e terapia ocupacional. É imprescindível que a gente agradeça sempre e nunca se esqueça do que vocês fizeram durante a pandemia”, destacou Alcindo, valorizando o trabalho da categoria realizado durante os últimos anos.

Rodrigo Pires de Souza, delegado do Crefito-3 em Araraquara, compartilhou o mesmo sentimento, ressaltando o esforço dos colegas de profissão em um dos momentos mais desafiadores da saúde mundial. “Desde o início da pandemia, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais sempre se mantiveram unidos e confiantes para salvar vidas, dividindo tarefas e responsabilidades em suas áreas de atuação. Hoje chegou a hora de dividirmos a homenagem pelos triunfos alcançados.”

Além de lembrar o trabalho exaustivo dos profissionais na pandemia, que muitas vezes os fizeram passar longos períodos longe dos familiares, Marcel Yoshiaki Yamada, que também é delegado do conselho no município, falou da participação do órgão em defesa dos trabalhadores que atuavam na linha de frente no combate à doença.

“Em 2021, o Crefito implementou um comitê de crise, quando os agentes visitaram todos os hospitais do estado de São Paulo e eu tive a honra de conhecer vários responsáveis técnicos, que hoje estão aqui. Visitei todos os hospitais da região e vi condições muito precárias”, recordou Yamada.

Grato pela homenagem recebida na Casa de Leis, Ferris admite que as lutas dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais por condições dignas de trabalho continuam depois da pandemia e que o bom relacionamento com o poder público é essencial nesse contexto. “É importante construirmos políticas de forma responsável, com parlamentares responsáveis, para que nosso direito e nossa prerrogativa avancem.”

Ao final do discurso, o presidente do Crefito ainda homenageou as categorias pelos trabalhos executados durante a pandemia com a entrega de moções de agradecimento para equipes de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, do Centro Especializado em Reabilitação “Dr. Eduardo Lauand”, do Hospital de Campanha e Solidariedade de Araraquara e da Maternidade Gota de Leite de Araraquara (Fungota), do Hospital Estadual de Américo Brasiliense, do Hospital São Paulo Unimed de Araraquara, Hospital e Maternidade Hapvida Araraquara, além do curso de Fisioterapia da Unip e profissionais de clínicas.

O evento foi transmitido ao vivo no canal 17 da rede a cabo Net/Claro, e está disponível na íntegra no YouTube e Facebook ou durante a programação da TV Câmara.

Conheça o Crefito

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, ou, simplesmente, Crefito, foi criado em 1975, seis anos após as profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional serem oficialmente reconhecidas no Brasil.

Submetido ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), o órgão tem atuação geograficamente delimitada e está dividido em 18 regiões, sendo o estado de São Paulo pertencente à terceira região.

O Crefito tem entre suas atribuições fiscalizar a atividade profissional e também atuar como Tribunal Regional de Ética, responsável por processar e tomar decisões em situações diversas. Além disso, fornece ao Coffito informações regionais sobre melhorias e adaptações que podem ser realizadas.

Atualmente, Araraquara tem mais de 800 profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional registrados, atuando em clínicas, hospitais e demais estabelecimentos ligados à área da saúde e bem-estar. A cidade também conta com duas universidades que oferecem aos alunos cursos de Fisioterapia, Uniara e Unip.

Publicado em: 06/06/2024 17:32:20