Imigrantes e refugiados serão tema de Audiência Pública na Câmara

No encontro deverão ser debatidas propostas de acolhimento e garantia de direitos básicos para população de imigrantes e refugiados que vivem em Araraquara

Na próxima quinta-feira (20), a partir das 15 horas, o Plenário da Câmara receberá a Audiência Pública com o tema “Imigrantes e Refugiados – um novo florescer na Morada do Sol”. O evento é uma iniciativa da vereadora Fabi Virgílio (PT) e terá transmissão ao vivo pelo canal 17 da Net/Claro, YouTube e Facebook da TV Câmara.

Em seu requerimento, a parlamentar lembra que a cidade oferece atualmente duas políticas públicas voltadas para refugiados e imigrantes: o projeto Português Língua de Acolhimento (PLAc), iniciado em 2018 pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr) em parceria com a Diretoria de Ensino, membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e Prefeitura, e a Política Municipal de Atendimento ao Refugiado e ao Imigrante, instituída pela Lei nº 11.020/2023.

Segundo Fabi, os debates gerados durante o encontro “devem trazer luz e sensibilidade a esse assunto tão caro para a nossa cidade, já que abrigamos tantas pessoas vivendo em deslocamento forçado no município de Araraquara”.

Foram convidados a participar da Audiência o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT); a coordenadora de Direitos Humanos de Araraquara, Renata Fattah; representantes de secretarias municipais, da FCLAr, da coordenação do PLAc e do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania; Promotoria Pública de Direitos Humanos; Universidade de Araraquara (Uniara); Conselho Municipal de Imigrantes e Refugiados de Araraquara; Defensoria Pública e vereadores.

A população em geral também poderá participar do debate, presencial ou virtualmente, registrando suas perguntas durante a Audiência Pública nas redes sociais da Câmara. As mensagens devem estar relacionadas à discussão em pauta e serão encaminhadas à presidência dos trabalhos.

Serviço

Audiência Pública “Imigrantes e Refugiados – um novo florescer na Morada do Sol”

Data: 20 de junho (quinta-feira)

Horário: 15 horas