Adesão ao programa ‘Famílias Fortes’ é solicitada à Prefeitura

Indicação sobre o tema foi protocolada na segunda-feira (8)

Com o objetivo de fortalecer as medidas de prevenção ao uso de drogas no município, a implementação do Programa “Famílias Fortes”, iniciativa do Ministério da Saúde, foi sugerida à Prefeitura, por meio da Indicação nº 3557/2024, de autoria do vereador João Clemente (Progressistas).

O programa foi trazido ao Brasil em 2014 e já está presente em mais de 200 cidades. A política pública tem como público-alvo famílias com filhos entre 10 e 14 anos e consiste em uma metodologia de prevenção de comportamentos de risco, a partir do fortalecimento dos vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades parentais e socioemocionais.

De acordo com informações da Prefeitura de Osasco, que já aderiu à iniciativa, os objetivos do programa são “ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento; mostrar aos pais a importância de apoiar os filhos; ajudar os pais a disciplinar e orientar os filhos de forma eficaz; orientar os filhos sobre como compreender e valorizar os pais; ensinar os filhos a lidar com o estresse e a pressão dos amigos; e promover uma expectativa de futuro aos jovens”.

O parlamentar sugeriu ainda a realização de convênio com o Governo do Estado de São Paulo, a fim de viabilizar a adesão ao programa, bem como seu desenvolvimento no município.

Publicado em: 10/07/2024 15:26:19