Prefeitura apresenta valor gasto nas festividades do feriado de 1º de maio

Evento do Dia do Trabalho teve custo de R$ 461 mil, sendo R$ 116 mil em recursos do Município

O evento cultural do Dia do Trabalho, realizado pela Prefeitura no feriado de 1º de maio na Praça Scalamandré Sobrinho, teve custo total de R$ 461 mil na organização, segundo informações da Prefeitura. Desse valor, R$ 116 mil saíram dos cofres do Município.

Os dados foram enviados em resposta a um requerimento do vereador Rafael de Angeli (Republicanos), que solicitou a prestação de contas e enalteceu a importância da transparência no uso dos recursos públicos.

O parlamentar havia pedido as seguintes informações: o investimento na realização dos shows e eventos no 1º de maio; o detalhamento dos gastos (despesas como cachês de artistas, estrutura de palco, equipamentos de som e iluminação, segurança, divulgação, entre outros); e a relação de artistas ou bandas contratados para se apresentarem nos eventos e shows.

“A população tem o direito de saber como os recursos públicos estão sendo utilizados. Queremos detalhes sobre o investimento total e a distribuição dos custos, desde cachês de artistas até estrutura e segurança. Isso é fundamental para garantir a correta aplicação do dinheiro público e a prestação de contas à sociedade", destacou Angeli no requerimento.

Detalhes

No documento encaminhado ao vereador, a Prefeitura detalhou os investimentos realizados na organização do 1º de maio. O Sesc, apoiador do evento, contribuiu com R$ 300 mil: R$ 150 mil para o cachê do cantor Mumuzinho e outros R$ 150 mil para contratações de palco, equipamentos de som, iluminação, telão e rider completo do artista (itens necessários para o show).

Além disso, R$ 45.350,00 foram repassados para o evento por emendas parlamentares: R$ 40 mil para cachê de Cesar MC, R$ 2.700 para transporte de artistas e equipe e R$ 2.650 em locação de backline (equipamento de áudio e instrumentos musicais).

Os recursos do Município utilizados para o evento foram R$ 39.337,80 da Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (Fundart) e R$ 77.011,28 de diversas secretarias da Prefeitura.

A Fundart custeou cachês para Samba de Batom, Conexão das Minas, Jessica Silva, Dani & Danilo e DJ Bizzu, hospedagem do elenco de Mumuzinho, intervenções de grafite, camarim e pagamento de Ecad (direitos autorais).

Já os gastos das secretarias municipais incluem contratações de equipes de segurança e de outros trabalhadores presentes no evento, alimentação disponível no camarim, locações de gradis e campanha de publicidade institucional sobre as atividades culturais do 1º de maio.

Publicado em: 12/07/2024 11:23:00

Publicado por: Foto: Tetê Viviani