Araraquara poderá receber Política Nacional de Cuidados Paliativos

Documento busca informações sobre como município está se organizando para melhora na qualidade de vida de pessoas que enfrentam doenças graves

No Brasil, cerca de 625 mil pessoas precisam de cuidados paliativos, ou seja, atenção em saúde que permita a melhora da qualidade de vida daqueles que enfrentam doenças graves, crônicas ou em finitude. Os cuidados paliativos têm foco no alívio da dor, no controle de sintomas e no apoio emocional. Essa abordagem é destinada a melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares em face de uma doença que põe em risco a continuidade da vida, envolvendo identificação precoce, avaliação rigorosa e tratamento da dor e de outros problemas de ordem biopsicossocial e espiritual.

Em 28 de fevereiro, a Câmara Municipal de Araraquara recebeu a Audiência Pública “Cuidados Paliativos – O que é preciso saber?”, convocada pela vereadora Fabi Virgílio (PT), dentro da programação da “1ª Semana Municipal de Visibilidade e Conscientização sobre Doenças Raras – Valentina Vieira Fasanella”, também idealizada pela parlamentar. “A maior reivindicação feita pelos participantes era a urgência e importância de uma política voltada para aqueles que mais precisam, com um olhar especializado”, pontua Fabi.

A vereadora lembra que o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com a expectativa de que 1,3 mil equipes sejam implantadas em todo o território nacional. “A política, inédita no país, vai permitir uma assistência mais humanizada. Antes, víamos um atendimento limitado, escassez de profissionais com formação paliativa e barreiras culturais”, argumenta.

No entanto, enfatiza a parlamentar, caberá aos estados solicitarem equipes matriciais e aos municípios equipes assistenciais, que poderão estar sediadas em hospitais, ambulatórios, junto a serviços de atenção domiciliar ou de atenção primária. Por isso, ela fez um requerimento à Prefeitura, solicitando informações a respeito de como o município está se organizando para receber a Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do SUS.

No documento, Fabi pergunta ainda se o município já solicitou as equipes assistenciais e quantas serão. Caso não tenha sido solicitado, a vereadora questiona qual o prazo para fazer a solicitação. No caso de já ter sido solicitado, ela quer saber qual o prazo para começarem os atendimentos e onde as equipes estarão localizadas.

Encerrando, a parlamentar indaga como está sendo feito o planejamento para o recebimento dessa Política “tão importante, necessária e urgente para o município”.

Publicado em: 22/07/2024 13:45:20

Publicado por: Foto: Pixabay