Criação do Conselho Municipal de Saúde Mental é pedida em documento

Os impactos da pandemia de Covid-19, o aumento de casos de transtornos mentais e o abuso de substâncias foram citados como justificativa da Indicação

A criação do Conselho Municipal de Saúde Mental de Araraquara foi solicitada pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB), em julho deste ano, por meio de um documento. “Nos últimos anos, observamos um aumento significativo na incidência de transtornos mentais, como depressão, ansiedade, Síndrome de Burnout, transtornos de estresse pós-traumático e abuso do uso de substâncias. Esse aumento pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo o ritmo acelerado da vida moderna, a pressão econômica, a desintegração dos laços comunitários e familiares. Mais recentemente, foram os impactos da pandemia de Covid-19. Esse cenário exige uma resposta coordenada e especializada para abordar de maneira eficaz as necessidades de saúde mental da população”, justifica o parlamentar.

Para Bianco, o Conselho Municipal de Saúde Mental facilitaria a integração entre os diferentes serviços de saúde oferecidos no município, como a atenção básica, os serviços especializados, os hospitais e os centros de assistência social, como também a participação de usuários. “Essa integração é essencial para a criação de uma rede de cuidados contínua e holística, garantindo que os pacientes recebam o suporte necessário em todas as etapas do tratamento. Com o Conselho ainda seria possível desenvolver e implementar o Plano Municipal de Saúde Mental, fortalecido com a rede multidisciplinar que abrange as questões de saúde mental”, finaliza o vereador.

Publicado em: 24/07/2024 09:50:23

Publicado por: Foto: Banco de Imagens/Governo Federal