Campanha busca conscientizar sobre depressão infantil e na adolescência

Projeto sobre a ação foi aprovado durante Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara

A implementação de uma campanha de conscientização sobre a depressão infantil e na adolescência é essencial devido a várias razões. É o que argumenta a vereadora Filipa Brunelli (PT) sobre projeto de lei de sua autoria aprovado durante Sessão Ordinária na última terça-feira (30).

“A depressão entre os jovens é uma realidade crescente e alarmante, com números que continuam a aumentar em todo o mundo. Esta condição não apenas causa sofrimento imediato, mas também pode ter consequências de longo prazo para o bem-estar emocional e físico dos indivíduos afetados. Além disso, a falta de compreensão e estigma em torno da saúde mental muitas vezes impede que os jovens recebam o apoio necessário. Isso pode levar a um ciclo de sofrimento silencioso, isolamento social e até mesmo a um risco aumentado de comportamento suicida”, justificou a parlamentar em defesa ao projeto.

Para ela, uma campanha de conscientização pode desempenhar um papel fundamental na educação da comunidade sobre os sinais de depressão em crianças e adolescentes, ajudando a identificar precocemente os sintomas e a buscar intervenção e tratamento adequados. “Ao promover uma cultura de abertura e apoio em relação à saúde mental, a campanha pode ajudar a reduzir o estigma associado à depressão, encorajando os jovens a buscar ajuda sem medo de julgamento ou rejeição. Aumentando a conscientização sobre a depressão infantil e na adolescência, podemos promover um ambiente onde a saúde mental seja tratada com a mesma importância que a saúde física, garantindo que os jovens tenham acesso aos recursos e apoio de que necessitam para florescer e alcançar seu pleno potencial”, reforça.

Segundo o Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei nº 132/2024, que institui a “Campanha de Conscientização sobre Depressão Infantil e na Adolescência” no município, o objetivo principal é orientar a sociedade sobre os sinais de depressão em crianças e adolescentes.

É importante destacar que os recursos necessários para atender às despesas com a execução da lei serão obtidos mediante parcerias com a iniciativa privada ou com instâncias governamentais, sem acarretar ônus para o município.

Publicado em: 31/07/2024 16:37:26

Publicado por: Foto: Banco de Imagens/Internet