Fornecimento de cadeiras de rodas no município é alvo de questionamentos

Documento solicita informações sobre programa do SUS

Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), Araraquara possui um programa de fornecimento de cadeiras de rodas, incluindo modelos adaptados e motorizados, por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER) “Dr. Eduardo Lauand”, para pessoas com deficiência física.

Buscando mais informações sobre o programa, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou um requerimento à Prefeitura.

“Esse programa é de extrema relevância para a promoção da autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência no município”, entende o parlamentar.

No documento, ele pergunta quantas pessoas receberam cadeiras de rodas por meio do CER nos últimos cinco anos, com dados discriminados por ano e tipo de cadeira (manual, adaptada e motorizada); quais são os critérios e o processo utilizado para a seleção dos beneficiários do programa; se existe uma lista de espera para o recebimento de cadeiras de rodas e, em caso positivo, quantas pessoas estão atualmente na lista de espera e qual é o tempo médio de espera para atendimento; se há algum planejamento ou projeto em andamento para expandir ou melhorar o programa, considerando a demanda atual e futura; e qual o montante total de recursos destinados ao programa desde a sua criação.

"Esse programa de fornecimento de cadeiras de rodas é crucial para garantir a autonomia e a qualidade de vida das pessoas com deficiência na cidade. Precisamos de clareza sobre a quantidade de cadeiras distribuídas, os critérios de seleção, a lista de espera e os recursos destinados ao programa. Somente com informações transparentes poderemos avaliar se as necessidades da população estão sendo atendidas adequadamente e buscar melhorias contínuas", destaca Angeli.

Publicado em: 13/08/2024 11:26:21

Publicado por: Foto: Tetê Viviani