A castração ajuda a prevenir infecções, câncer, entre outros problemas de saúde, que podem ser fatais, atingindo cerca de 50% dos cães e 90% dos gatos. Castrar o animal de estimação antes de seu primeiro cio oferece a melhor proteção contra essas doenças, além de prevenir ninhadas indesejadas.
Com essa argumentação, em julho, o vereador Marchese da Rádio (PSD) encaminhou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre o Castramóvel e a chipagem dos animais em Araraquara.
“Castrar é um ato de amor. Os animais de rua representam um problema enorme no mundo inteiro e a castração causa um grande impacto na redução do número deles. Todos os anos, milhões de cães e gatos de todas as idades e raças são sacrificados ou abandonados. Estes números elevados são o resultado de ninhadas não planejadas que poderiam ter sido prevenidas pela castração, visto que esses cães e gatos podem ter de dois até 12 filhotes por ninhada”, pontuou o parlamentar no documento.
Ele entende que um macho não castrado fará praticamente qualquer coisa para encontrar uma companheira. “Isso inclui possíveis fugas e escapes de sua casa ou durante um passeio. No caso de uma fuga, o animal pode se arriscar e se machucar seriamente no trânsito, na rua ou possivelmente brigar com outros animais. Castrar o cachorro não vai alterar em nada o comportamento e os instintos caninos. Muitos donos pensam que ele ficará mais agressivo, agitado ou estressado pelo fato de não poder mais se reproduzir, que ficará entediado ou não que será mais um bom companheiro. Muito pelo contrário, cachorros castrados ficam ainda mais dóceis e querem ficar mais perto ainda dos donos.”
Marchese destacou ainda a importância do Castramóvel em Araraquara, principalmente em bairros mais carentes, onde a demanda é grande. “O microchip é um pequeno dispositivo de identificação eletrônica contendo todas as informações mais relevantes sobre o animal. Seu tamanho equivale um grão de arroz. Somente um veterinário pode realizar o processo. Apesar da necessidade de um especialista, o processo é simples, rápido e praticamente indolor. As informações contidas no chip são coisas básicas para identificação do animal e dono. As informações básicas cadastradas no banco de dados online são: nome completo do dono, números de telefone, endereço comercial e residencial, cor da pelagem do animal, raça, nome do bichinho e características individuais que possam facilitar uma identificação”, detalhou.
Em resposta, a coordenadora executiva do Bem-Estar Animal, Carolina de Mattos Galvão, informou que o castramóvel foi adquirido através de emenda parlamentar em 12 de agosto de 2020, após processo licitatório por meio do Pregão nº 33/2020, e se encontra estacionado no Centralizado. “O Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal aprovou a mudança de Castramóvel para Ambulatório Móvel em junho de 2021, porém a modificação depende de aprovação do Fundo Nacional da Saúde (Processo nº 33080/2021 de 9 de junho de 2021). Foi elaborado projeto do ambulatório, e a contratação de dois médicos veterinários está em andamento, visto que o concurso foi homologado recentemente.”
Ela explica que a Prefeitura ampliou o número de castrações de 187 para 260 a partir de novembro de 2021 e a fila de espera foi zerada. “A chipagem é obrigatória pela Lei Complementar nº 827/2012 e atualmente existem 47.617 animais cadastrados. Em agosto de 2023 foi realizada campanha de microchipagem e foram chipados aproximadamente 100 animais.”
Encerrando, ela coloca que a castração é política pública permanente e ofertada gratuitamente à população de Araraquara com renda de até três salários mínimos. O cadastro é feito na Coordenadoria de Bem-Estar Animal, no andar térreo da Prefeitura, na Subprefeitura da Vila Xavier e no Selmi Dei. Todos os animais castrados pelo programa de castração gratuita são chipados.
Sobre a fiscalização, Carolina diz que a atribuição é da coordenadoria e a mesma é realizada na medida em que as denúncias são recepcionadas pela Ouvidoria. “A sede do Bem-Estar Animal está aberta para visitas sempre que necessário e contamos com colaboração.”
Publicado em: 14/08/2024 17:56:47
Publicado por: Foto: Victor Falavinha