Guerreiro Grená: a expressão da torcida dentro da Fonte Luminosa

Conheça um pouco mais sobre a arte em mais um episódio do especial da TV Câmara que celebra o aniversário de 207 anos de Araraquara
Visualize fotos

Quem acompanha uma partida na Fonte Luminosa com certeza já reparou no Guerreiro Grená, que já faz parte do estádio desde 2018.

Conforme explica Jota Aracê, autor da arte, que tem 38 x 13 metros, a ideia é representar todos os jogadores, não sendo nenhum atleta específico. “O que a gente quis transmitir com aquele retrato é mais a questão da expressão. Produzi aquela foto com uma pessoa que não é jogador, mas quis uma imagem que se enquadrasse no formato da parede, fosse uma comemoração, então por isso que ele está ajoelhando, fazendo aquela deslizada de comemoração, representando garra, alegria e força”, explica.

O artista relata ainda que já tem uma relação de longa data com o local onde está a obra. “Eu me lembro, antigamente, antes da reforma, que fui algumas vezes assistir jogos com meu pai, tenho boas memórias daquele estádio, e hoje em dia eu frequento lá também com o meu filho. E é um privilégio poder ter um trabalho lá, que é um lugar que a gente frequenta. Sempre que estou lá com o meu filho a gente fala sobre o trabalho, então sempre traz boas memórias e bons momentos.”

“Minha relação é antiga aqui”, começa Darci Batista, torcedor fanático da Ferroviária que não perde um jogo da equipe grená. “Os primeiros jogos que eu assisti aqui na Fonte Luminosa foram há 71 anos. Meu pai era sócio como funcionário da Estrada de Ferro Araraquara [EFA] e nos trazia com os irmãos para ver os jogos, desde os 7 anos de idade.”

Para ele, entrar no estádio emociona. “Me emociono porque a gente passou desde as arquibancadas de madeira. Hoje eu vejo essa arena assim, coisa maravilhosa. Tantas glórias aqui, tantos jogadores, como Rosan, Dudu, Bazani.”

E Darci segue dando continuidade a essa paixão de família. “Trago meus netos e a gente se sente bem, a torcida aqui é maravilhosa, me sinto realmente em casa.”

Todo mundo tem um lugar especial em Araraquara, qual é o seu?

 

Sobre o estádio

O Estádio Municipal “Olivério Bazani Filho” ou Arena da Fonte Luminosa, que até o ano de 2023 levava o nome do ex-governador do estado Doutor Adhemar de Barros, foi construído entre os anos de 1950 e 1951. O primeiro jogo aconteceu em 10 de junho de 1951, quando a equipe afeana foi derrotada pelo Vasco da Gama-RJ por 5 a 0, com o primeiro gol marcado por Friaça.

A iluminação foi marcada por um amistoso contra a Ponte Preta no dia 24 de agosto de 1960, que terminou empatado em 3 a 3.

Em 22 de outubro de 2009, após um período de reformas, foi reinaugurada a Arena Multiuso da Fonte Luminosa. No primeiro jogo após a reforma, a Ferroviária venceu o Ituano por 2 a 1, com um público recorde de 21.254 pessoas, em partida válida pela Copa Paulista.

 

Assista ao vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=hyVb31nBexE




Publicado em: 19/08/2024 14:05:55