Após queixas de moradores, entorno de condomínio receberá instalação de bocas de lobo

Informação foi divulgada pela secretária de Obras e Serviços Públicos em atendimento a antiga demanda dos condôminos

Em maio, o vereador Alcindo Sabino (PT) enviou ao Município o Requerimento nº 408/2024, no qual pediu detalhes sobre o planejamento do Condomínio Parque Astral, localizado na Vila Xavier, que vem sofrendo há anos com inundações no período de chuvas.

Entre os questionamentos feitos, o parlamentar solicita informações sobre o projeto do empreendimento, incluindo as ações propostas para o escoamento das águas pluviais, identificação dos responsáveis por sanar esses alagamentos e descrição das medidas preventivas sugeridas para evitar ocorrências futuras.

Em resposta, a secretária municipal de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch, afirma não haver nos registros do departamento nenhum encaminhamento relacionado ao projeto de drenagem da obra, concluída em 2012. A titular da pasta ainda complementa que, naquela época, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano eram encarregados de acompanhar o cumprimento das exigências quanto à drenagem sustentável.

Na sequência, Renata ressalta que “o condomínio foi construído em nível mais baixo que a via, portanto, as inundações do local não são causadas pela capacidade reduzida de vazão dos equipamentos de drenagem existentes na região”.

Sobre os planos para reduzir o impacto das enxurradas no condomínio e prevenir novos incidentes, a secretária reconhece que a região carece de uma infraestrutura de escoamento apropriada e que bocas de lobo serão implantadas no entorno do conjunto de prédios. “Todavia, cabe registrar que a capacidade da rede existente requer estudos aprofundados e, portanto, encontram-se em processo de análise projetos para adequações da região”.

Publicado em: 20/08/2024 09:48:57

Publicado por: Foto: Prefeitura de Sonora