Teatro do Centro Internacional de Convenção terá nome de José Celso Martinez Corrêa

Projeto de lei que homenageia o ator, diretor e dramaturgo araraquarense, um dos grandes nomes das artes cênicas do Brasil, foi aprovado pela Câmara Municipal

Um dos grandes nomes das artes cênicas do Brasil, o ator, diretor e dramaturgo araraquarense José Celso Martinez Corrêa terá seu nome eternizado no espaço que abriga o teatro do Centro Internacional de Convenção. O projeto de lei que oficializa a denominação foi aprovado pela Câmara Municipal na sessão de terça-feira (27).

De autoria da Prefeitura, o texto atende indicação da vereadora Fabi Virgílio (PT), que havia feito ao Executivo a sugestão dessa homenagem com a denominação em algum espaço público de Araraquara ligado à cultura.

Zé Celso morreu em 6 de julho de 2023, aos 86 anos, devido a um incêndio no apartamento em que morava, em São Paulo.

“José Celso Martinez Corrêa é uma das mais ilustres figuras do teatro brasileiro. Deixou um legado inestimável nas artes cênicas e nas artes, de maneira geral. Um filho desta terra que se eterniza e que está nas entranhas da vida da nossa cidade e na nossa rotina do dia a dia, principalmente, para os fazedores de arte e cultura”, declarou Fabi durante a discussão sobre o projeto na sessão.

Zé Celso nasceu em Araraquara em 1937. O artista iniciou oficialmente sua carreira em 1958, quando fundou o Teatro Oficina Uzyna Uzona, na capital paulista, junto com outros artistas. Seu primeiro grande trabalho foi a montagem de “O Rei da Vela”, escrita por Oswald de Andrade e encenada pela primeira vez em 1967.

Outras de suas montagens teatrais populares são “Roda Viva”, “As Bacantes”, “Pequenos Burgueses”, “Os Sertões”, “Taniko, o Rito do Vale”, “Os Mistérios Gozosos”, “Boca de Ouro” e “Cacilda”.

O texto da indicação destaca que Zé Celso é responsável pela formação de muitos atores conhecidos do grande público, como Alexandre Borges, Bete Coelho e Leona Cavalli, além de ter dirigido estrelas como Marília Pêra, Dina Sfat, Zezé Motta, Fernanda Montenegro, Marieta Severo, Rosamaria Murtinho, Raul Cortez e Tarcísio Meira.

Publicado em: 30/08/2024 18:30:15

Publicado por: Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo