Com o Plenário da Casa de Leis lotado de amigos e familiares, em solenidade conduzida pelo vereador Emanoel Sponton (Progressistas), na quarta-feira (06), 25 atiradores do Tiro de Guerra receberam o Diploma Valor Militar da Câmara Municipal. De um total de 100 jovens, os homenageados foram escolhidos pelos seus superiores hierárquicos com base em critérios como disciplina, dedicação cívica, colaboração com o grupo e patriotismo.
“O Tiro de Guerra propicia um trabalho em equipe e de dedicação para desenvolver o civismo e o patriotismo nos jovens e prepará-los ainda mais para o exercício da cidadania. Por isso, é uma instituição de grande importância para a juventude do nosso país. Já a Câmara, ao homenagear esses 25 atiradores, está incentivando ainda mais esse trabalho”, frisou Sponton.
O chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-002 de Araraquara, subtenente João Dias Esteves, destacou que, além de desenvolver os valores utilizados como critérios de seleção, a instituição tem como principal objetivo instruir os jovens militarmente para criar a defesa territorial, mas sem deixar de lado o civismo, desenvolvendo ações como campanha do agasalho, doação de sangue e coleta de alimentos. “A existência dessa homenagem, realizada pela Casa do Povo, faz com que eles se interessem ainda pelos atributos que nós cobramos deles, como disciplina e cooperação.”
De acordo com Claudilene Cabrera, mãe de André Cabrera Santos, um dos homenageados, a passagem pelo Tiro de Guerra foi uma experiência muito positiva. “André ficou uma pessoa bem responsável. Hoje eu acredito que até a forma como ele vê a família mudou, agora ele entende que somos o esteio de tudo. Essa homenagem vem como um reconhecimento por toda a dedicação dele.”
Para André Cabrera Santos, a trajetória no Tiro de Guerra foi surpreendente. “A princípio, eu tinha outra visão, pois achava que seria um lugar chato. Mas quando eu entrei já mudou a minha opinião. Aprendi muito sobre respeito e amor à pátria. Tenho certeza de que vou levar esses aprendizados para o resto da vida. Valeu muito a pena”, explicou o atirador.
Também compôs a mesa de frente do evento o 1º sargento Rafael Amâncio de Souza, instrutor do Tiro de Guerra 02-002 de Araraquara.
Conheça os homenageados
Abner Franco de Andrade
André Cabrera Santos
Caio de Aguiar Monje
Cauã Rufino de Sá
Eric Fernandes Odilon
Fábio Ignácio Martins
Gabriel Felipe Bueno Peres
Gerson Henrique de Souza
João Victor Zanatta
Kevin Hentony Pereira de Melo
Lucas Almeida da Silva
Lucas de Melo Cambacim
Lucas Eduardo de Oliveira Moura
Miguel Duranti dos Santos
Miguel Eduardo dos Santos
Paulo Cesar Tampellini Junior
Pedro Lúcio Alves
Rafael de Souza Rodrigues
Raul dos Santos Mieli
Renan Felipe Alves Pereira
Tales Augusto Garcia Duarte Gouveia
Victor Fernando Thomeo
Victor Hugo Fiscarelli Cerniato
Vinícius Lourenço Stainle
Wallace Henrique Cardoso dos Santos.
O Diploma
Inicialmente, o Diploma Valor Militar foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 413/2000. Na época, a honraria era concedida aos dez atiradores que mais tivessem se destacado durante o período de instrução. Posteriormente, foi regulamentado pelo Decreto Legislativo nº 914/2015, que ampliou a homenagem para até 25% dos atiradores inscritos no período de instrução.
Publicado em: 06/11/2024 17:52:57