Futuro do meio ambiente é tema de Audiência Pública na Câmara de Araraquara

Debates foram conduzidos pela vereadora Fabi Virgílio (PT), que sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar para estudos a respeito da temática ambiental
Visualize fotos

As mudanças climáticas e o futuro do meio ambiente em Araraquara foram os temas da Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal, na noite da quarta-feira (13), reunindo pessoas de vários segmentos da comunidade.

Os debates, que contaram com a participação do professor Rafael Alves Orsi, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Desenvolvimento Urbano e Ambiental (NEPDUA), e Luciana Fernandes, coordenadora Executiva de Áreas Verdes e Combate a Poluição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, foram conduzidos pela vereadora Fabi Virgílio (PT).

O coordenador do NEPDUA ressaltou a necessidade da discussão do assunto, tanto em escala local, como mundial, dada a importância dos impactos ambientais em vários setores da economia e sociedade. Além das consequências já bastante conhecidas pelas pessoas e causadas, principalmente, pelos longos períodos de estiagem ou de chuvas torrenciais, o docente faz um alerta para o surgimento de novos problemas, como a “ecoansiedade”. “Nós temos sequelas psicológicas por conta da crise climática, uma angústia pelo planeta por conta dessa ansiedade climática ambiental, que atinge crianças e adolescentes, com impacto direto na saúde mental”, explicou o professor.

Luciana apresentou os dados da secretaria mostrando as ações realizadas no período de 2021 a 2024. Foram disponibilizados números e outras informações dos projetos conduzidos pela pasta, como eventos de educação ambiental e convênios; monitoramento de áreas de preservação ambiental (APPs); manutenção e zeladoria das praças públicas, parques, canteiros centrais, dispositivos viários e APPs; trabalhos de fiscalização e licenciamento ambiental.

A coordenadora destacou a importância do Parque do Basalto, que além de ser uma opção de lazer, também é uma referência em educação ambiental na cidade, que desde sua reinauguração em 2022, já recebeu mais de 146 mil visitantes. Entre as melhorias feitas no espaço, Luciana menciona a instalação de um novo mecanismo de irrigação e a implantação de um lago ornamental, além da reforma da portaria e revitalização dos brinquedos de madeira do parque infantil.

Após a fala da representante da secretaria de meio ambiente, foi aberto espaço para perguntas do público presente no Plenário. Foram feitos questionamentos sobre as nascentes de água disponíveis na cidade, proteção das APPs, ações preventivas para minimizar os danos das mudanças climáticas, contaminação dos rios, educação ambiental para adultos, entre outros.

No encerramento da audiência, transmitida ao vivo pela TV Câmara, Facebook e YouTube, Fabi sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar para estudos ligados aos assuntos debatidos durante o evento, destacando a necessidade de manutenção da pasta pelo próximo governo. “O encaminhamento que sai daqui hoje é uma defesa muito fortalecida pela permanência da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, para que a gente possa incentivá-la e, cada vez mais, dar estrutura para que ela continue esse trabalho tão exitoso”, concluiu a vereadora.




Publicado em: 14/11/2024 18:35:04