Música
Nova promessa da música brasileira, Jéssica Gaspar transita pela MPB e pelo afrohouse. O single Brisa já supera a marca de mais de 1 milhão de ouvintes. Nesta sexta-feira (4), às 20 horas, no Garimpo do Sesc. Grátis.
Feiras
No sábado (5), das 10 às 19 horas, e no domingo (6), das 8 às 16 horas, tem “Feira Tô em Casa” no Parque Infantil, no Centro.
Também no domingo (6), acontece a feira do Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha” na Praça Pedro de Toledo, no Centro, das 17 às 22 horas. A programação conta com DJ, sorteio e diversas atividades que serão apresentadas, marcando o encerramento da Semana de Circo.
Toda a programação é gratuita.
Literatura
Um convite à leitura de contos da tradição oral e troca de saberes a partir da leitura do livro “Mulheres que correm com os lobos”, de Clarissa Pinkola Estés. A partir dos mitos e arquétipos do feminino presentes no livro, serão trabalhados de um a dois contos em cada encontro. “Entre mulheres, histórias e lobos”, com Andrea Zeppini, atriz, arte-educadora e pesquisadora, no sábado (5) e no domingo (6), às 10 e às 14 horas, na Área de Leitura do Sesc. A partir de 14 anos. Grátis.
Circo
Dentro da programação da IV Semana Municipal do Circo, no sábado (5), no CEU das Artes, no Jardim São Rafael, às 10 horas, tem a “Oficina: Jogos e Brincadeiras Circenses”, por Maíra Baltazar; depois, às 14h30, tem “Vivência Circense”, com Kleber Gregório e também a “Oficina – Bambolê e suas Possibilidades”, com Maíra Baltazar. Ainda no sábado (5), a Cia D-Art apresenta “O Rei do Show” às 14 horas, no mesmo local das oficinas. As inscrições começam 30 minutos antes do início da atividade, por ordem de chegada.
Já no domingo (6), na Praça Pedro de Toledo, a partir das 17 horas, durante o Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha”, haverá o cortejo “Entrelaços”, seguido de diversas atrações com a Varietê “Entre Laços e Lonas”: intervenções de Tarcio Costa e Palhaço Buchechinha, “Rola-Rola” com Mateus Romano, “Através” com Kelly Cheretti, mímica com Mimicalado, “Anseios” com Lucas Grilo, mágica com Felipe Label, e “Vertigem” com Edi Almeida. Costurando as apresentações, estará de MC o Palhaço Pexera.
O Dia do Circo é celebrado em 27 de março, porque foi nesta data que nasceu Abelardo Pinto, o palhaço Piolin, que fez muito sucesso no século XX, principalmente na década de 1920. Ele ficou conhecido como um dos grandes palhaços que já atuaram nos circos brasileiros.
A programação é gratuita e mais informações podem ser obtidas pelo site https://araraquara.sp.gov.br/iv-semana-municipal-de-circo.
Oficina
A invenção de criaturas fantásticas é um convite ao desenvolvimento do pensamento criativo. Partindo de uma narrativa literária, os participantes são convidados a pesquisar criaturas que surgem a partir de suas próprias ideias, explorando os materiais oferecidos de forma livre e criativa. “Criaturas Fantásticas”, com Renato Barboza, arte-educador e designer de ecobrinquedos, no sábado (5) e no domingo (6), às 11 horas, no Hall de entrada do Sesc. Grátis, com entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
+ Oficina
Em “Chaveiro em MDF”, com Lilo, artista visual, poeta e mestra em educação especial, aprenda a fazer um lindo chaveiro em placa MDF personalizado com seu personagem ou celebridade favorita. No sábado (5) e no domingo (6), às 14 horas, no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc. Grátis, com entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
‘Pracira’
No sábado (5), das 15 às 22 horas, acontece a “1ª Pracira” na Praça dos Advogados, na Vila Harmonia, uma festa solidária com atrações e toda renda destinada ao Centro de Referência em Saúde, Ensino e Pesquisa (Cresep) - Hospital de Olhos de Araraquara.
Com entrada gratuita, a Pracira terá pastéis, kafta, doces, sorvetes e serviço de bar com cerveja e refrigerantes na programação gastronômica. Já entre os artistas participantes estão: Marlon de Oliveira, Emilio Carlos, Allan Cristian, Marcão Caride Elvis, Carlinhos Nua, Thiago Chagas, Duo Cristal, Amaral dos Magnatas, Andrigo Premiato, Emanuel e Manolo, André do Pistão, Roberto Carlos Cover, entre outros.
Também haverá apresentação do grupo de Ginástica para Todos da Fundesport e da Academia Agnaldo dos Santos, e exposição de motos, carros antigos, karts e bikes.
A Praça dos Advogados está localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, entre as avenidas Dr. Agostinho Tucci e Casemiro Perez, na Vila Harmonia.
Contação de histórias
O corpo é o nosso maior brinquedo. Pular, cantar, dançar, rolar no chão e imaginar fazem parte da sessão de contação de histórias mais divertida da Cia Passarinho Contou. Um repertório de brincadeiras cantadas ao vivo como vivo-morto, tororó, cacuriá do beija-flor, estátua e caveiras na tumba acompanham as histórias contadas pela narradora e incrementadas pela plateia. “Brincar de quê”, no sábado (5), às 16 horas, no Garimpo do Sesc. Grátis.
Vivência
Na Oficina de Upcycling e Customização, com Coletivo Preta Flow, os participantes trarão peças de roupa para serem transformadas em novas peças, a partir de técnicas de customização e reaproveitamento. Serão abordadas técnicas como aplicação de patches, pintura, recortes, bordados e ajustes criativos. No domingo (6), às 10 horas, na Convivência Externa do Sesc. Grátis, com entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
E + Oficina
Olhar para o céu ou mergulhar em pleno oceano instigam a criação das histórias mais improváveis que os seres humanos puderam produzir e, em muitas delas, os seres mais impossíveis e fantásticos protagonizam uma grande aventura ou terrível tragédia. E se deixarmos, no limite do que vemos, a imaginação tomar conta? E “se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel”, onde ele pode nos levar? É o que será descoberto e experienciado na oficina “Às vezes vejo dragões nas nuvens”, com Victor Dantas, educador e artista multimídia, que começará imergindo em uma dinâmica com trechos da obra “O livro dos seres imaginários”, de Jorge Luis Borges. Em seguida, munidos com um papel, que será manchado de tinta, e incitados pelas marcas deixadas nele, todos vão riscar, criar, recontar e compartilhar seres e histórias imaginários. No domingo (6), às 13h30 e às 15h30, na Convivência do Sesc. A partir de 7 anos. Grátis, com entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
Encontro K-pop
A cultura pop oriental tem rodado o mundo por meio da música e da dança. Nesse encontro, jovens interessados no universo K-pop, J-pop, C-pop e cultura nerd/pop mundial podem conversar e dançar. No domingo (6), às 14 horas, na Convivência do Sesc. A partir de 12 anos. Grátis.
Bate-papo
O diálogo “A periferia como inovação na Moda Sustentável”, com o Coletivo Preta Flow e Hilda Thehurricane, artista da moda, abordará a moda como linguagem e identidade na periferia, ressaltando a sustentabilidade como resistência e inovação, além de refletir sobre a possibilidade da moda sustentável como alternativa ao consumo massificado. No domingo (6), às 14 horas, na Convivência Externa do Sesc. Grátis.
+ Vivência
Batalha de rimas entre MCs que se baseia em um tema estabelecido pelo público ou pelos organizadores. “Batalha do Conhecimento”, com Coletivo Preta Flow, no domingo (6), às 15h30, na Convivência Externa do Sesc. Grátis.
‘Choro das Águas’
No domingo (6), tem Choro das Águas na Praça do Daae, na Fonte Luminosa. A programação começa às 16 horas, com a Feira de Artesanato, seguida por contação de história “Uan: O guerreiro corajoso da Aracoara” com o Coletivo Enraizamento Cultural (17 horas) e o show musical “Brasilidades em Dois” com Duo Três Quatro. Grátis.
Cinema
Dirigido pelo renomado diretor Karim Aïnouz, “Motel Destino” é ambientado em um estabelecimento de beira de estrada no litoral cearense. A trama gira em torno de Heraldo (Iago Xavier), um jovem de origem humilde que chega ao Motel Destino e transforma radicalmente a vida dos que ali habitam. O motel, administrado pelo temperamental Elias (Fábio Assunção) e sua esposa Dayana (Nataly Rocha), torna-se o palco onde as crônicas da realidade brasileira se entrelaçam. Heraldo, um membro foragido de uma gangue, desperta a curiosidade de Dayana, iniciando uma perigosa dança de poder e desejo entre eles. Em meio a esse cenário, um plano ousado de liberdade começa a se desenhar, retratando de forma íntima a juventude nordestina cujos sonhos foram sufocados por uma elite opressora. O longa é quase uma releitura íntima de uma juventude prejudicada por uma elite sem consciência de classe, onde a opressão prevalece, contra a qual a insubordinação e a revolta são palcos para uma saída possível. Na terça-feira (8), às 20 horas, no Teatro do Sesc. Grátis, com retirada de convites com 1 hora de antecedência.
Prestes a completar 15 anos, Greta está numa situação difícil: deslocada em sua nova escola, ela vive em um mundo particular. Contra a sua vontade, seus pais organizam uma festa de aniversário para ela. Apavorada com a perspectiva, surge uma situação inesperada que a coloca num mundo paralelo, uma espécie de sonho estranhamente erótico, um pouco violento e completamente absurdo. E é nesse lugar que ela tentará, enfim, encontrar a si mesma. “O sonho de Greta”, na quarta-feira (9), às 20 horas, no Teatro do Sesi. Grátis.
Semana de Valorização dos Compositores Locais
Estão abertas as inscrições para a premiação da Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga”, comemorada na segunda semana de outubro.
Fomentar e valorizar o trabalho dos compositores araraquarenses, assim como apoiar, incentivar e difundir o trabalho artístico de Araraquara e atuar na formação de público para as produções locais são os objetivos da Semana.
Pedro Paulo Zavagli, o Spiga, foi um sambista e poeta araraquarense, personalidade marcante do bairro da Vila Xavier e figura proeminente na vida boêmia e cultural da cidade. Ao longo de sua carreira, compôs mais de 80 obras e seus poemas foram musicados por diversos artistas.
As inscrições serão recebidas até 24 de abril e podem participar da premiação poetas que comprovem residência ou naturalidade na cidade. O compositor inscrito deve ter ao menos 6 obras autorais, letradas e/ou instrumentais, a serem apresentadas no show em caso de premiação.
Para efetivar a inscrição, o participante deve enviar ao e-mail semanaspiga@gmail.com a documentação elencada no edital, assim como uma faixa demo, com uma das músicas autorais inscritas, em formato mp3, via link Google Drive.
Entre as necessidades para a inscrição, estão: descrição de repertório, informações sobre a ficha técnica, cópia dos documentos de RG e CPF do compositor participante e comprovante de residência
O edital completo, com detalhes da documentação necessária, pode ser conferido no site da Prefeitura, em “Editais da Cultura”.
Os artistas premiados integrarão a programação do show, ainda este ano, dentro da programação da Semana Spiga 2025, com data e local a serem definidos. Vale destacar que o compositor pode apresentar as obras inscritas ou decidir pela escolha de intérprete. Serão premiados até 4 compositores araraquarenses, com o valor de R$ 2 mil cada.
Dúvidas sobre o edital de premiação podem ser esclarecidas através do e-mail semanaspiga@gmail.com, com o campo de assunto da mensagem preenchido com o termo “Dúvidas”, ou ainda pelo telefone (16) 3322-2770, das 9h às 17h30, de segunda a sexta-feira.
O edital completo pode ser conferido diretamente aqui.
Semana de Poesia
Estão abertas as inscrições para a Semana Municipal de Poesia “José Roberto Telarolli – O Poeta da Vila”, que tem o objetivo de fomentar e incentivar o trabalho dos poetas araraquarenses; incentivar o hábito da leitura em crianças, jovens e adultos, em atividades efetivas para formação de público; e contextualizar a arte literária e fortalecer a identidade cultural araraquarense.
Podem participar da premiação poetas que comprovem residência ou naturalidade em Araraquara, sendo que o poeta inscrito, em caso de premiação, deve apresentar conteúdo inédito de poesias autorais em livro impresso de, no mínimo, 25 páginas.
As inscrições serão aceitas até 24 de abril e o participante deve enviar ao e-mail semanamunicipaldepoesia@gmail.com a documentação solicitada no edital, que está disponível no site da Prefeitura, na aba “Editais da Cultura”, além de três poemas autorais.
Os poetas premiados receberão o valor de R$ 5 mil para produção do livro de poesias, a ser entregue para a Secretaria Municipal de Cultura em até seis meses após o recebimento do recurso. Serão premiados até quatro poetas.
Os critérios de análise de premiação implicam: adequação ao gênero literário da poesia; originalidade e inventividade no conteúdo; e utilização da linguagem, estilística e recursos expressivos.
Dúvidas sobre o edital de premiação podem ser esclarecidas pelo e-mail semanamunicipaldepoesia@gmail.com (com o campo de assunto da mensagem preenchido com a palavra “Dúvidas”); ou pelo telefone (16) 3322-2770, das 9h às 17h30, de segunda a sexta-feira.
O edital completo pode ser conferido diretamente aqui.
Curso de teatro musical infantil
A Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé” está com inscrições abertas para uma nova turma de teatro musical infantil, gratuito e destinado a crianças de 6 a 9 anos.
As aulas ocorrerão na Casa SP Afro quinzenalmente, às sextas-feiras, das 19h30 às 21h. O espaço está localizado na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, nº 1195, na Vila Xavier. O início do curso está previsto para o dia 11 de abril. No total, são oferecidas 10 vagas.
As inscrições podem ser realizadas presencialmente na Casa SP Afro ou no Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, na Avenida Mauá, nº 377, no Centro. Também é possível se inscrever pelo WhatsApp do Centro Afro: (16) 99626-9466.
É necessário apresentar RG e CPF do responsável, RG da criança, carteira de vacinação da criança e comprovante de endereço. Os candidatos passarão por uma entrevista para avaliação de aptidão.
Exposição
Está disponível na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” a exposição “Espécie Encarnada de Sonho”, da artista visual Liz Under, com curadoria de Marcus Braga.
A mostra é composta por dez obras, entre inéditas e algumas que já passaram por importantes salões de arte pelo Brasil, sendo em sua maioria constituídas por peças em assemblage, relicários em metal e trabalhos têxteis, realizadas a partir de objetos reutilizados, como latas de bebidas coletadas em bares e madeiras de descarte, além de puxadores antigos e vidro.
Os interessados podem conferir o trabalho gratuitamente até o dia 25 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 17h55.
Oficinas
A Casa da Mulher Paulista retomou sua programação de oficinas gratuitas para meninas e mulheres de Araraquara. Para as pequenas, as aulas de balé começam aos 3 anos de idade. Já as adolescentes e adultas podem se inscrever para as oficinas de trança, artesanato e artes visuais.
As interessadas devem ir com RG e CPF diretamente à Casa da Mulher Paulista, localizada na Rua Helio Sigoli, nº 383, no Jardim Adalberto Frederico de Oliveira Roxo I. O contato pode ser feito pelo telefone (16) 3503-2312 ou pelo WhatsApp (16) 99641-0124.
Confira os horários das oficinas:
Balé: terças-feiras, das 14 às 15 horas (3 e 4 anos); das 15 às 16 horas (5 e 6 anos); e das 16 às 17 horas (acima de 7 anos).
Trança: terças-feiras, das 19h30 às 20h30 (acima de 15 anos).
Artesanato: quartas-feiras, das 15 às 17 horas (acima de 12 anos).
Artes visuais: quintas-feiras, das 9h30 às 11h30 (acima de 12 anos).
‘Território da Arte’
Estão abertas as inscrições para artistas ou coletivos, com obras ou projetos em Artes Visuais, a fim de integrarem a programação da 22ª edição do Território da Arte de Araraquara, sob o tema “Onde habita o pensamento?”, que será realizada no período de 8 de maio a 8 de junho.
São aguardadas as inscrições de obras que dialoguem com as artes visuais contemporâneas, bidimensionais e/ou tridimensionais, apresentadas em qualquer técnica, linguagem ou expressão que componha o escopo das artes visuais. Serão consideradas as obras de artistas inscritos sob pessoa física, sem necessidade de CNPJ.
As inscrições serão aceitas até o dia 13 de abril, exclusivamente pelo preenchimento da ficha de inscrição no link https://forms.gle/HBo6QTvEgCN8zNbU8. As inscrições são gratuitas.
Cada artista poderá submeter uma inscrição com até três obras. As obras inscritas passarão por análise de júri especializado, que selecionará e premiará os trabalhos a comporem a mostra. Os critérios para pontuação implicam: pesquisa poética, pesquisa conceitual, originalidade e viabilidade expositiva.
Entre as obras selecionadas pelo júri, quatro delas receberão os prêmios das modalidades: “Referência” (obra que traz aspectos referenciados na exímia qualidade, prêmio de R$ 5 mil), “Destaques” (três obras consideradas como expoentes da arte contemporânea, prêmio R$ 3 mil cada) e “Perspectiva Futura” (obra de artista iniciante, prêmio R$ 1 mil).
Os artistas selecionados e os premiados terão suas obras exibidas na exposição, que acontecerá de forma presencial e integrarão o catálogo virtual do 22° Território da Arte de Araraquara.
A comissão organizadora está disponível para informações através do e-mail 22territoriodaarte@gmail.com. O edital completo deve ser acessado no site da Prefeitura, na aba “Editais da Cultura”. O link direto é o https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_138_0_1_17032025153432.pdf.
Publicado em: 04/04/2025 16:47:27
Publicado por: Foto: Divulgação